O que fazer com o IPVA atrasado?

O que fazer com o IPVA atrasado?

IPVA atrasado é um dos maiores pesadelos anuais de todos os proprietários de veículos ao redor do país. Se você não realizou o pagamento dentro do período estipulado pela Secretaria de Estado da Fazenda, saiba como se organizar para resolver os problemas trazidos pelo IPVA atrasado!

Se os valores regulares do imposto não são baratos, os juros e multas do tão temido IPVA atrasado também não são! Para não ter maiores dores de cabeça no momento da quitação, acompanhe as informações a seguir.

O que fazer com o IPVA atrasado?

Apesar de ser uma resposta um tanto óbvia, não custa repetir: Pague o quanto antes, pois os juros correm por dia!

O pagamento do valor atrasado deverá ser quitado com a cobrança vencida em bancos e nas unidades do Detran. Se você não possuir a via atrasada, é possível encontrar no site da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ).

Para finalizar a ação, é preciso imprimir a guia novamente, pois o valor já deverá estar recalculado.

As multas e taxas de juros cobrados sobre o valor fazem grande diferença no momento do cálculo final. Além disso, o IPVA atrasado impede que seu veículo possa circular de maneira regular pelas ruas. Por isso, o melhor a fazer é realizar o pagamento o quanto antes!


Valores aplicados sobre o IPVA atrasado

Diferente de outros impostos, o IPVA atrasado na maioria dos estados não dá possibilidade para acordo para parcelar seus débitos no futuro. Por isso, evite acumular os atrasados com o objetivo de renegociação das multas.

Além disso, é aplicada uma multa pesada sobre o imposto devido, que pode chegar a 20% do valor do IPVA atrasado. E não para por aí, será cobrado uma taxa de 1% ao mês sobre os valores originais valores atrasados.

Além disso, os riscos de ser parado em alguma blitz são muito altos! Lembre-se que você estará devendo diretamente ao seu estado, por isso provavelmente estará inabilitado para ser conduzir seu próprio veículo.

Por outro lado, alguns estados abrem mão desta regra e oferecem alguns benefícios aos contribuintes inadimplentes. Para saber se no seu caso há ou não algum desconto, acesse o site da SEFAZ ou entre em contato pela ouvidoria!


Consultar IPVA Atrasado

O primeiro passo é se encaminhar ao site do Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), digitar os dados:

  • Código RENAVAM;
  • Número da placa.

Do veículo em questão e verificar a sua situação atual. Está com o IPVA atrasado? Imprima a guia e realize o pagamento o mais rápido possível.

*Se você não encontrar a seção onde é possível consultar IPVA atrasado, procure a informação no site do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de seu respectivo estado.


Quais as consequências de circular com o IPVA vencido?

Se mesmo sabendo dos riscos, você pretende continuar dirigindo o seu veículo irregular, saiba quais são as consequências:

  • Caso seja parado em uma blitz policial, o veículo será apreendido e levado por um até o pátio do Detran;
  • Multas poderão ser cobradas e para liberar o veículo, o proprietário terá que pagar todos os atrasados, juros.

Além das multas atrasadas e juros, se o veículo passar mais de um dia apreendido no pátio, será obrigatório o pagamento das diárias para retirada do carro o moto, mesmo que o mesmo não tenha mais dividas com o estado.

*Este valor da diária do pátio do DETRAN varia de estado para estado, mas o pagamento continua sendo obrigatório em todos eles.

Ainda possui alguma dúvida sobre como regularizar o seu IPVA atrasado? Deixe o seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta