Uma logística mais conectada com tecnologia 5G
3 anos ago · Updated 3 anos ago
A velocidade de uma tecnologia baseada em redes móveis promete revolucionar as operações logísticas graças à internet das coisas.
A conectividade móvel de quinta geração (5G) permite otimizar os processos logísticos graças à rápida transferência de dados que, por meio de dispositivos otimizados, favorece o gerenciamento da cadeia de suprimentos, transporte e distribuição.
Juntamente com o acesso a dados precisos e em tempo real de diferentes áreas, as integrações oferecem operações mais seguras, confiáveis e previsíveis.
A dupla formada pela Internet das Coisas (IoT) e 5G permite a transferência rápida de centenas de dados, coletados de várias fontes, para otimizar as operações.
O que o 5G significa para o setor de logística
Nos últimos anos, a tecnologia 5G, a quinta geração de tecnologias de telefonia móvel, começou a se tornar uma realidade em nossas vidas.
Podemos ainda não estar vendo suas vantagens e consequências em primeira mão, mas são muitos os setores que já optaram por essa tecnologia para melhorar e otimizar seus processos e serviços, e o setor de logística é um deles.
O que o 5G significa para a logística?
As principais vantagens do 5G em relação ao seu antecessor 4G se resumem em maior largura de banda, maior velocidade de ligação e menor latência, o que significa maior capacidade de transmissão de dados em menos tempo. Tudo isso, aliado aos avanços da robótica ou da IoT (Internet das Coisas), dá origem a grandes inovações tecnológicas e empresariais.
Ao longo da evolução das redes, o aumento da eficiência energética tem sido uma constante. Não poderia ser de outra forma. Assim como os computadores estão ficando menores e mais baratos, eles também estão se tornando mais eficientes em termos de energia. Essa capacidade tem sido usada para fornecer mais serviços usando menos energia. E desta forma as telecomunicações alargaram a sua oferta aos consumidores.
Especificamente para o setor de logística, isso a rede 5G significa:
Maior controle das mercadorias: Com a instalação de sensores IoT habilitados para 5G nas mercadorias ou contêineres, poderemos ter todos os dados necessários para a administração correta dessas mercadorias em toda a cadeia de suprimentos em tempo real. Isso significa saber, por exemplo, a localização, temperatura, umidade ou pressão, e isso pode eventualmente se traduzir em menos perdas por erro humano.
Otimização de rotas: Graças à maior robustez nas transmissões 5G, poderemos localizar nossa mercadoria mesmo nos pontos mais remotos onde o sinal pode não chegar agora. Da mesma forma, em áreas com alta concentração de sinais, essa maior robustez evitará que a rede entre em colapso. Essa melhoria na geolocalização, portanto, ajudará a antecipar melhor possíveis atrasos e a se adaptar mais rapidamente a qualquer imprevisto.
Maior agilidade e segurança nas operações portuárias: o 5G permitirá digitalizar infinitos processos alfandegários que até agora eram feitos manualmente e acarretavam maior complexidade na movimentação de mercadorias nos portos. Graças à integração do 5G com a IoT, um sistema de transporte inteligente, sensores, câmeras e dispositivos móveis conectados podem ser criados para formar um sistema de comunicação integrado mais ágil e fácil de controlar.
Além disso, essa tecnologia também pode levar a melhorias no uso da realidade aumentada, que pode ser usada para ajudar na solução de problemas remotos, proteção do trabalhador ou às comunicações dedicadas às emergências.
Juntamente com as melhorias oferecidas por uma tecnologia mais ágil e segura, a tecnologia 5G contribui para a redução dos custos logísticos graças ao melhor gerenciamento devido à integração de tecnologias.
Se você quiser conhecer outros artigos semelhantes a Uma logística mais conectada com tecnologia 5G, você pode visitar a categoria Logística.
Deixe um comentário