Logística de Transporte

Logística de Transporte

Você sabia que a logística de transporte é fundamental para o funcionamento de grandes empresas no Brasil e no mundo? Sem ela praticamente toda empresa top do mercado passariam por graves problemas de administração de recurso, tempo, credibilidade e muitos outros.

Entender tudo que engloba a logística de transporte não acontece de uma hora para outra, é necessário um estudo bem aprofundado na área para entender um assunto tão complexo, mas para sua sorte hoje vamos falar tudo de mais importante que envolve o tema logística de transporte.

Você vai aprender hoje como funciona a logística de transporte, o conceito de planejamento logístico, sua importância e como aplicar isso na prática. Confira então nosso post sobre esse tema que é pouco conhecido, mas fundamental em todas as grandes empresas do mercado!

O que, de fato, é a logística de transporte?

Resumidamente, a logística de transporte é a área da logística que estuda e explica tudo que envolve na escolha do melhor tipo de transporte que será capaz de transportar o maior número de mercadorias no menor tempo possível e da maneira mais barata, tudo isso garantindo a integridade da carga.

Pode ser um transporte ferroviário, aeroviário, rodoviário ou hidroviário, não importa, a logística de transporte está presente em todos os tipos, que são chamados de Modal.

Ou seja, a logística de transporte serve para definir qual o melhor modal disponível para transportar algum tipo de carga nas situações mais favoráveis possíveis. E por situações mais favoráveis entenda baixo custo, entrega segura, entrega dentro do prazo, dentre outras necessidades que um transporte de carga deve oferecer.

Para que a logística de transporte funcione bem dentro de uma empresa, é necessário que tenha uma equipe especializada na área para que não haja nenhum problema.

Parece lógico, mas são poucos os empresários que realmente reconhecem a importância que a logística de transportes deve ter para sua empresa. Com isso, não tratam o assunto com a seriedade que ele merece, o que gera problemas futuros como altos gastos desnecessários, carga entregue de qualquer jeito, demora no prazo, entre outras complicações.

Portanto, se você possui uma empresa, saiba que uma boa logística de transportes é indispensável para o crescimento do seu negócio a curto, médio e longo prazo.

Conte sempre com bons profissionais para cuidar muito bem dessa área para você, o ideal é que sejam de confiança e altamente capacitados, pois se não forem, certamente sua empresa terá muitos problemas no futuro, complicações de um tamanho que você nem imagina.

O que é planejamento logístico?

O que é planejamento logístico?

Uma empresa com um bom planejamento logístico é aquela que entrega um serviço de qualidade para o cliente, no menor tempo possível e com o menor gasto.

A logística deve estar bem espalhada pela sua empresa, para que assim os resultados saiam como o esperado, existem diversos tipos de logística que são importantes dentro da empresa, por isso um bom planejamento é fundamental.

Veja bem, uma empresa que entrega um produto para o cliente que seja pouco satisfatório após um longo tempo de produção e um alto custo certamente é uma empresa que tende a perder espaço no mercado ao longo dos meses ou anos, certo?

Pois então podemos concluir que é impossível uma empresa crescer sem um bom planejamento logístico, a não ser que você cresça de maneira desonesta, mas acredito e espero muito que não seja esse tipo de pessoa.

Planejamento logístico se resume a entregar criar novas fórmulas para reduzir custos de produção com o máximo de qualidade possível, identificando oportunidades e otimizando processos através da tecnologia.

Para isso, é preciso que seu objetivo sempre seja proporcionar produtos de qualidade impecável com um preço baixo e acessível aos seus clientes, entregando-o com rapidez e muito profissionalismo.

Percebe como a logística de transporte se encaixa perfeitamente dentro de um bom planejamento logístico? Os pontos se ligam, pois os objetivos são parecidos, só que em situações diferentes, por isso existem outros tipos de logística.

A pirâmide do planejamento logístico: você conhece?

O planejamento logístico é muito complexo para ser explicado de forma resumida, mas existe um jeito de deixar esse aprendizado mais fácil para quem não é habituado. Estou falando de uma pirâmide que divide o planejamento logístico em 3 etapas: estratégico, tático e operacional.

Cada uma das 3 partes representa uma etapa diferente dentro do planejamento científico e vamos explicá-la abaixo:

➔  Estratégia

Representando a ponta da pirâmide está a estratégia, parte mais ampla entre as 3 do planejamento logístico.

É aqui que estão presentes os planejamentos mais importantes e profundos da empresa, principalmente os a longo prazo.

Todos os planejamentos estratégicos são de acordo com a missão daquela empresa, visto que é o jeito para alcançar os objetivos sem perder a essência do seu negócio.

Feita a estratégia, agora é o momento de repassar tudo isso de forma mais filtrada para a segunda etapa desse processo, a parte tática.

➔  Tática

A função da parte tática é pensar e organizar para fazer com que toda a estratégia possa ser colocada em prática e dê certo.

É o momento onde todas as metas são divididas pelos departamentos da empresa e onde são definidos quais áreas ficarão responsáveis para aplicar cada tipo de estratégia diferente.

➔  Operacional

Finalmente, a parte final desse processo, a etapa operacional.

Aqui, basicamente é onde se coloca tudo que foi planejado em prática, todas as ideias da etapa estratégicas aplicadas em cada setor organizado pela parte tática ao redor da empresa.

Como realizar um bom planejamento logístico?

Como realizar um bom planejamento logístico?

Agora que você já sabe do que se trata o planejamento logístico e todas as suas etapas, é hora de aprender como realizá-lo na prática.

Para isso, é importante que você saiba planejar muito bem os processos logísticos. Esses processos envolvem transporte, estoque, armazenagem e movimentação. Tudo isso bem organizado e praticado com competência todos os passos constituem um bom planejamento logístico.

Quem realiza esse tipo de atividade dentro da empresa é o responsável direto pela satisfação dos clientes com o produto por ela oferecido. E sem clientes sua empresa não iria a lugar nenhum, pois depende deles para que seu negócio sobreviva.

O planejamento logístico deve ser aplicado passando pelas seguintes etapas: logística de entrada, logística interna e logística externa.

A logística de entrada são as matérias-primas recém chegadas na empresa, a logística interna se refere ao processo de industrialização e transformação da matéria-prima no produto final. E por último, temos a logística externa, que é o produto já pronto para ser entregue. Toda parte de transporte desse produto também faz parte da etapa de logística externa.

Viu só como é importante valorizar essa etapa? É sempre crucial para o crescimento de sua carreira.

Se você é ambicioso, leva seus negócios a sério e tem metas difíceis de alcançar, não pode deixar de ter um bom planejamento financeiro para sua empresa.

Tudo que está sendo passado aqui simplesmente não pode ser ignorado, caso contrário tudo que você tanto lutou para construir pode ir por água abaixo.

Por que a logística de transportes é tão importante para a sua empresa?

Por que a logística de transportes é tão importante para a sua empresa?

Como foi visto, a logística de transportes é muito mais que uma etapa importante para sua empresa, é uma etapa essencial.

Sem ela, seu negócio iria desandar, pois seus produtos não seriam entregues de maneira adequada.

Eu te faço uma pergunta simples: se você for dono de um mercado e nesse mercado você vende biscoitos, gostaria que esses biscoitos chegassem à sua loja fora do prazo combinado? Ou pior, que seus biscoitos viessem quebrados? Ou pior ainda, que alguns deles chegassem abertos e fora da validade? Imagina então tudo isso junto, seria um caos absoluto, não é mesmo?

Pois então, todas essas falhas estão sujeitas a acontecer caso a empresa fornecedora dos biscoitos não tiver uma boa gestão na logística dos transportes. Você imagina alguma empresa cometer esses erros e continuar no mercado? É impossível, não passaria de 6 meses até falir, pode ter certeza disso!

Depois desse exercício de imaginação do verdadeiro caos, ainda te restam dúvidas que a logística de transportes é fundamental?

Você tem aplicado um bom planejamento logístico na sua empresa?

Se você é dono de uma empresa e deu de cara com nosso conteúdo, é provável que tenha aprendido muita coisa nova sobre planejamento logístico e logística de transportes, mas a questão é a seguinte, você aplica isso no seu negócio?

Se sua resposta for não, está na hora de mudar isso, caso contrário você pode passar pelos gravíssimos problemas que foram citados aqui.

Se respondeu sim, meus parabéns, está no caminho certo para combater a concorrência no seu nicho.

Está mais que comprovado que o sucesso de sua empresa depende diretamente de um grande planejamento da logística empresarial por trás. Que seja bem organizado e bem aplicado.

Ao mais, esperamos que tenha adquirido muito conhecimento com nosso conteúdo de hoje, desejamos toda sorte e dedicação para aplicar nossas dicas citadas dentro do seu negócio no dia a dia.

Compartilhe o post nas suas redes sociais para que seus amigos fiquem por dentro do assunto!

Rate this post

Deixe uma resposta

Fechar Painel