Logística Empresarial

6 anos ago · Updated 6 anos ago

Logística Empresarial

A logística empresarial nasceu da necessidade de cortar gastos na empresa, e, ao mesmo tempo, fazer com que todos os recursos sejam convertidos ao lucro. Será que isso é possível? Como uma empresa pode gastar menos e ainda sim crescer? Os métodos são bem simples, conheça-os aqui!

Não tem como escapar desse impasse: Quanto maior é o crescimento de um estabelecimento, maior é o gasto que você possui com mercadorias, funcionários, manutenções e por aí vai. O tempo vai passando e as dificuldades operacionais vão surgindo.

Só para exemplificar, aqui vai algumas questões que costumam aparecer na mente do setor responsável pela administração:

  • Como aumentar a produção gastando menos dinheiro?
  • Como entregar as produções em um tempo menor?
  • Como fazer o tempo ser aproveitado de uma maneira mais eficiente?

Se cada trabalhador começar a questionar sobre isso, fica muito difícil de trabalhar!

É bastante compreensível, afinal, todo empreendedor sonha em ver o seu estabelecimento crescer cada vez mais. A logística empresarial está no mercado para isso, e ela existe para responder todas as perguntas que foram citadas como exemplo.

Quando a logística empresarial é aplicada de um modo excelente, é bem simples ver as diferenças que ela causa em toda a empresa. O impacto gerado por ela não passa despercebido! Usando esse método, é praticamente garantido que você terá destaque no mercado de trabalho.

A Bebê Store é um ótimo exemplo de empresa que soube aplicar corretamente todas as ferramentas da logística empresarial. Ela é um e-commerce que vende produtos destinados a mamãe e o bebê.

A partir do momento em que colocaram todas as regras da logística em ordem, começaram a crescer de uma maneira inimaginável e hoje são um dos principais nomes do mercado para esse tipo de vendas. Caso queira saber mais é só você fazer uma rápida pesquisa no Google.

Table
  1. Para Que Serve a Logística Empresarial?
  2. Como Surgiu a Logística Empresarial?
  3. Quais São as Táticas Mais Comuns?
    1. 1. Em todas as oportunidades, tenha um plano B 
    2. 2. Faça todos os investimentos possíveis para que a comunicação entre os funcionários melhore. 
    3. 3. Tenha tudo sobre o seu controle 
  4. O Que é e Para Que Serve a Supply Chain, ou Cadeia De Suprimentos?
  5. O Que é Necessário Para Que a Logística Empresarial Esteja Funcionando Perfeitamente?

Para Que Serve a Logística Empresarial?

A logística empresarial foi criada com um único objetivo: melhorar a qualidade da operação das empresas, reduzindo todos os custos possíveis sem deixar que o cliente seja prejudicado com a economia.

No tempo em que estamos, isso é essencial. Não só pelo grande número de empresas que estão surgindo, mas também pela instabilidade econômica que o país está. Não adianta muito você não ter concorrentes à altura em seu ramo, e, mesmo assim, não ganhar destaque suficiente ou ser deficiente na parte administrativa da logística empresarial.

Dependendo da atividade que sua empresa presta, a parte da logística empresarial pode ser mais difícil de ser aplicada. Entretanto, se o serviço prestado é mais complexo, a necessidade de uma logística empresarial bem estruturada é fundamental.

Talvez você não precise tanto se o seu negócio for um barzinho de esquina. Mas, caso queira expandir o seu negócio ou fazer com que ele seja mais visível ao público, terá que passar por medidas administrativas para que, assim, sua empresa seja mais reconhecida e você ganhe com o aumento da demanda.

Essa é a área de sua empresa que ficará responsável por tudo o que remete ao fornecimento e compra de produtos, como por exemplo: gestão de estoques, distribuição, transporte, fornecedores e por aí vai. Tudo o que está ligado à produção será supervisionado pela logística empresarial.

Como Surgiu a Logística Empresarial?

Como Surgiu a Logística Empresarial

A história da logística empresarial é, no mínimo, curiosa. Todas as táticas surgiram com inspiração em processos e estratégias usadas nos campos de guerra, principalmente da Segunda Guerra Mundial. Você acredita? Sim, é bem surreal, mas a verdade é essa.

Os militares, quando estavam tramando uma tática para vencer os inimigos, criaram esquemas bastante complexos para fazer o transporte e o armazenamento de suas armas e de todo o suprimento. Quando a guerra acabou, eles se reuniam e colocavam em pauta todo o aprendizado que adquiriram naquele período de luta. Assim surgiu a logística empresarial.

Quais São as Táticas Mais Comuns?

Como todo bom administrador, existem algumas estratégias que se repetem na maioria das empresas. Algumas delas são bastante difundidas em nosso meio, portanto, caso esteja procurando meios para executar esse plano em sua empresa, saiba que os métodos já são bastante conhecidos. Você não terá nenhum trabalho para inseri-los no meio administrativo!

As táticas mais comuns são essas:

1. Em todas as oportunidades, tenha um plano B 

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar desta tática, certo? Não é usada somente na logística empresarial, mas em vários outros ramos de nossa sociedade.

É muito importante você ter uma solução caso algum problema ocorra. É imprescindível, até para aquelas situações de pouco risco, você ter um segundo plano. Caso dê algum problema, fica bem mais fácil a solução. Essa tática deve ser utilizada sempre, principalmente sobre aqueles problemas que não estão sobre o seu controle. 

2. Faça todos os investimentos possíveis para que a comunicação entre os funcionários melhore. 

Outra dica bastante eficiente. Infelizmente, é muito comum entrar em empresas de grande porte, mas, ainda sim, ter um setor de comunicação deficiente.

Os administradores pecam (e muito) nessa parte. Será que a boa comunicação entre os trabalhadores não é importante o suficiente para que sejam mandados recursos financeiros para a melhora?

Novos equipamentos, treinamento especializado, melhor contato com os fornecedores. Tudo isso influencia o bom diálogo. Portanto, se você deseja que a logística empresarial de sua empresa seja boa o suficiente, invista na comunicação de toda a sua equipe.

3. Tenha tudo sobre o seu controle 

O campo de gestão financeira não pode, de jeito nenhum, ser uma zona perdida. Todos os gastos, compras, pagamentos, devem ser contabilizados pela equipe de administração. Por mais esse motivo que é tão importante investir na comunicação!

Um gestor financeiro tem a obrigação de saber tudo o que acontece na sua empresa. Caso algum valor seja perdido, pode ser fatal para a organização, caso ela não tenha capital suficiente para suprir o rombo que foi causado.

Faz parte da obrigação da equipe de gestão manter todos os dados financeiros anotados em algum lugar. Sejam nos papéis ou em um aplicativo específico da empresa. Não importa o método, o fundamental é que todo o dinheiro que sai e entra da empresa esteja no controle das pessoas responsáveis por esse setor.

Para finalizar, é importante manter esses dados salvos, porque pode ser preciso, em um eventual futuro, verificar alguns dados financeiros, para saber onde estão os erros e os acertos. Além disso, sempre é bom checar essas informações para saber o que pode ser melhorado.

A logística empresarial possui alguns conceitos próprios. Você, que trabalha no ramo de gestão empresarial, já deve ter ouvido falar na supply chain, ou cadeia de suprimentos. Mas, você sabe o que significa esse nome? Ter conhecimento sobre essa função é essencial, e é o que você vai conhecer abaixo.

O Que é e Para Que Serve a Supply Chain, ou Cadeia De Suprimentos?

O Que é e Para Que Serve a Supply Chain, ou Cadeia De Suprimentos

É a parte da administração logística que engloba todos os estágios do atendimento de um pedido. Ou seja, a cadeia de suprimentos estará junto do fornecimento, da fabricação, da distribuição, da venda e da compra de qualquer produto feito. Cada processo descrito está intimamente ligado, por isso o nome de cadeia.

Quando você está organizando a parte financeira de uma empresa, é fundamental que a supply chain esteja bem gerenciada.

Falando de uma maneira bem resumida, com a cadeia de suprimentos bem organizada, causará um efeito positivo nas decisões estratégicas que a empresa irá tomar, no planejamento e nas operações que estão encaminhadas.

Também irá afetar o controle do fluxo de dados, principalmente sobre os materiais e serviços e na coordenação de decisões que envolvem o estoque, como: estratégias de venda, negociação e distribuição para os fornecedores.

Você pode encontrar mais dicas sobre esse assunto pela internet, mas, é recomendado que você procurasse um profissional qualificado para ajudar a sua empresa a realizar essa tática da forma mais excelente possível.

O Que é Necessário Para Que a Logística Empresarial Esteja Funcionando Perfeitamente?

Para que a logística empresarial esteja funcionando perfeitamente na sua empresa, é ideal que tudo o que foi citado aqui esteja realmente organizado. Portanto, faça com que todos os funcionários da equipe de gestão estejam se comunicando entre si eficientemente, para não gerar danos de produção e no departamento financeiro.

Alguns outros aspectos da logística empresarial devem ser organizados de uma maneira fácil e simples para todo o profissional que estiver envolvido nessa parte saber lidar. Um ótimo exemplo é a oferta e demanda da empresa.

Para que qualquer estabelecimento flua coerentemente e gere lucros, os gastos têm de ser menores do que o que se ganha. Essa é a função da oferta e demanda, equilibrar o que se ganha e o que se perde, sem causar danos permanentes no cofre da empresa.

Além disso, manter os fornecedores com o pagamento sempre em dia, manter os transportes funcionando corretamente e ter uma gestão de estoques eficiente, são partes da logística empresarial. Tudo isso necessita de bons organizadores!

Faça com que a logística empresarial dê certo no seu campo de atuação. Assim, não terá problemas financeiros futuros. Faça um bom trabalho e invista em todo o pessoal. Uma empresa não cresce sozinha. Trate os funcionários como uma parte vital, para que, juntos, consigam estabelecer a empresa entre os melhores do ramo em que estão inseridos.

5/5 - (1 vote)

Se você quiser conhecer outros artigos semelhantes a Logística Empresarial, você pode visitar a categoria Logística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade e Cookies