Gestão de Estoque: Você Sabe o Que É?

Gestão de Estoque: Você Sabe o Que É?

Você sabe o que é Gestão de Estoque? No contexto industrial, a gestão de estoques é a parte da logística responsável pelo controle e organização dos materiais existentes dentro da empresa, com o objetivo é fazer com que esses materiais possam resultar em boas receitas futuras para a empresa.

A profissional que fica responsável pela gestão de estoque de uma empresa é o Gerente de Operações.

Vamos exemplificar para deixar tudo mais fácil:

Você sabe que uma loja que vende calçados não fica com todo estoque de tênis e sapatos dentro de sua loja, parte dos produtos fica armazenado em outro local.

Da mesma forma que os alimentos que um supermercado possui não ficam todos dentro do local de venda, parte deles fica em um armazém separado.

Essa separação é parte do que chamamos de gestão do estoque, o profissional que organiza onde vai ficar cada parte do inventário (soma dos produtos armazenados) que pratica essa gestão dentro da empresa.

Nesse post você vai aprender muito mais sobre gestão de estoque, agora que você já sabe o conceito básico vai ficar ainda mais fácil.

Vamos falar sobre as vantagens desse tipo de prática e os motivos que a fazem ser tão importante, sem falar nas melhores dicas para esse tipo de atividade se você já é um profissional da área!

Quais são as vantagens de uma boa gestão de estoque para uma empresa?

Uma boa gestão de estoque é fundamental para o funcionamento ideal de uma empresa, pois é o que controla quando você deve ou não comprar um determinado produto para seu depósito e como você deve organizá-lo dentro de sua empresa.

Monitorar os produtos disponíveis no seu inventário e saber quando deve repor é muito importante para a parte econômica da sua empresa e faz com que seu serviço prestado seja muito melhor.

Existem muitos benefícios que uma boa gestão de estoque pode trazer, um deles é que garante um ótimo atendimento aos seus clientes, pois controla tudo que eles precisam, não deixando faltar nada e muito menos sobrar demais, pois também não há desperdício de recursos quando se faz uma gestão adequada de seus materiais.

Além disso, permite com que a produção da empresa fique em dia, sem ter que parar de produzir ou deixar de ser suficiente por causa que o estoque está mal controlado, esse problema é eliminado.

Não podemos deixar de citar aqui entregas na data correta, pois com uma gestão bem controlada nunca falta estoque caso seus clientes queiram algum tipo de produto específico. Imagine que chato um cliente fazer um pedido e o produto não estar disponível na sua empresa? Você acaba perdendo vendas.

Qual a importância de uma gestão de estoque eficiente?

gestão de estoque eficiente

Uma empresa que depende de produção não se sustenta no mercado sem uma boa gestão de estoque, esse é o motivo principal que faz com que essa área seja muito importante para o funcionamento geral da empresa.

Um dos grandes motivos que nos fazem chegar a conclusão da sua importância é que você consegue atender as demandas de forma constante, ou seja, tudo que seus clientes pedirem sempre estará à disposição.

Mas para que isso seja feito é necessário uma boa gestão no estoque, pois a demanda de grande parte dos produtos varia muito ao longo do ano. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, sabe que deve ter um estoque maior de casacos no inverno, pois é o período onde a demanda desse produto é maior.

Já roupas de verão devem ter um estoque maior, obviamente, nas épocas mais quentes do ano, pois é quando seus produtos são os mais procurados nesse nicho.

Uma economia nas operações também faz parte do processo de gestão de estoque. Para isso voltamos ao exemplo da loja de roupas:

Supondo que estamos no outono. Sabemos que a próxima estação é o inverno e que você precisa repor seu estoque para esse tipo de época, como já foi citado aqui.

Será mais vantajoso para a empresa repor o estoque antes ou depois da chegada do inverno? Lógico que antes, pois o custo para repor o estoque será menor, ou seja, é mais vantagem se adiantar para obter bons descontos.

As melhores dicas para manter uma gestão de estoque adequada!

Ter uma boa gestão de estoque não é uma tarefa muito simples e exige muita competência por parte do profissional responsável.

Uma gestão ruim pode significar prejuízos grandes para sua empresa, seja por faltar produtos ou por sobrar demais.

Por esse motivo separamos dicas especiais para manter uma gestão de estoque adequada dentro de sua empresa.

Tenha um bom software de gestão

Independente do seu negócio, a tecnologia deve ser sempre sua maior aliada na carreira profissional.

No caso da logística isso se aplica e muito, principalmente na gestão de estoque.

Tenha ao seu lado um bom software de gestão de estoque para que todos os produtos de sua empresa estejam bem contabilizados e organizados.

Com ele você controla o déficit de materiais, acompanha alterações e demanda permissões de quem tem o direito de dar baixa nos produtos estocados.

Um software te dá o poder de controlar muito melhor todo material que passa pela sua empresa, pois os dados são coletados e armazenados com muito mais precisão do que se feito manualmente com papel e caneta.

Dessa forma, as decisões empresariais ficam muito mais simples de serem tomadas com os dados que você terá em mãos.

Preveja a demanda

Fazer uma previsão das demandas é fundamental na gestão do estoque.

Perceba melhor os produtos que são mais pedidos pelos clientes e jamais deixe de fazer uma estimativa do quanto você deve vender de cada produto a cada mês.

Dependendo do seu nicho, a demanda pode variar de acordo com a época do ano, por exemplo, ou seja, não é apenas analisar o quanto você vendeu no mês, pois o cálculo deve ir muito mais além.

Fazendo isso você evita que parte do seu estoque seja desperdiçado ou que faltem produtos pedidos por clientes, que pode te causar prejuízos.

Faça um bom saneamento dos estoques

É muito importante que você separe itens de pouca venda e movimentação conforme for passando o tempo.

Não caia na armadilha de estocar produtos desnecessários que nunca te darão lucro, ao invés disso, você pode fazer combos promocionais em cima desses mesmos produtos e obter algum lucro sobre eles, o que não aconteceria caso ficassem armazenados.

Além disso, é importante saber que nem sempre os produtos podem ser aproveitados, infelizmente cedo ou tarde você vai se deparar com produtos que precisam ser eliminados do seu estoque e simplesmente ir para o lixo.

Claro que isso deve ocorrer o mínimo possível, mas saber a hora certa de fazer isso também faz parte de uma boa gestão.

Você vai se surpreender com o espaço que será liberado para o armazenamento de materiais mais importantes dentro do seu inventário.

Não se esqueça de contabilizar o inventário

É imprescindível que sua empresa mantenha uma contagem impecável no inventário.

Faça uma contagem diária da quantidade de cada produto dentro de sua empresa e leve esse serviço muito a sério, pois faz uma enorme diferença dentro da empresa.

Selecione profissionais específicos para ficarem responsáveis por organizar cada item de maneira cuidadosa e eficaz.

Fazendo isso, você passa a ter um controle muito maior do que se passa dentro da empresa, além de conseguir controlar todo o estoque, fazendo com que prejuízos sejam evitados.

Estabeleça um modelo de reposição adequado

Sejam reposições contínuas ou periódicas, ambas são importantes para um bom modelo de reposição no estoque e devem ser feitas com cuidado e bom planejamento.

No caso de produtos de alta demanda, geralmente é feito um modelo de reposição contínuo, pois os pedidos geralmente chegam assim que o estoque é montado. A vantagem é que o nível de estoque fica mais baixo, permitindo uma flexibilidade maior e um menor custo de armazenagem.

A desvantagem é que você fica mais dependente do seu fornecedor para fazer a entrega dos produtos, portanto também é muito importante que você tenha fornecedores de confiança que não vão te deixar na mão na hora de fazerem suas entregas.

Já o modelo de reposição periódico é feito com um agendamento prévio e geralmente serve para produtos de baixo custo, que não fazem tanta diferença no lucro final de sua empresa.

Uma boa vantagem da reposição periódica é que você cria uma rotina de recebimento, mas por outro lado corre o risco de a demanda do produto aumentar de uma hora para outra, o que pode fazer com que você fique sem o estoque necessário para atender aos pedidos.

A gestão de estoque é uma das áreas mais importantes da logística empresarial e é fundamental para o funcionamento adequado de qualquer empresa no mercado, principalmente as que dependem de produção e venda de produtos.

Se você pretende se tornar um profissional de logística, saiba que precisará aprender muito sobre esse ramo.

E aí? Aprendeu mais sobre gestão de estoque? Comente abaixo sua opinião sobre nosso conteúdo, esperamos ter ajudado!

5 (100%) 1 vote

Este post tem 4 comentários

Deixe uma resposta

Fechar Painel