A Importância das Empresas de Logística

A Importância das Empresas de Logística

Quanto mais o tempo passa, mais o mercado cresce. As compras aumentaram muito graças a globalização e hoje em dia o consumo está muito maior do que há décadas atrás.

Por esse motivo, o consumidor está cada vez mais exigente com o serviço das empresas, que precisam ser cada vez mais rápidos e eficientes, já que a concorrência também aumenta a cada dia.

Com o mundo atual sendo frenético desse jeito, a necessidade de uma organização maior nos setores empresariais têm sido cada vez mais frequente, principalmente na agilidade da entrega de produtos, organização de estoque, armazenamento, entre outros.

Aí que entra a logística, profissão que está muito em alta no mercado na qual as empresas reconhecem cada vez mais a importância desses profissionais para o mercado.

Atualmente, nenhuma empresa grande sobrevive sem um bom serviço de logística, pois a concorrência acaba passando a frente de quem não possui um serviço exemplar na sua eficiência.

Toda grande empresa do mercado, seja nacional ou internacional, possui uma boa logística por trás, caso contrário, não teriam chegado ao patamar de “grande empresa do mercado”, pois seria impossível.

Em meio a essa alta da profissão, muitas empresas têm investido diretamente na logística para prestar serviço a outras empresas nesse quesito.

Hoje você vai aprender um pouco mais sobre essas empresas, quais são as melhores, por que são tão importantes e como contratar uma boa empresa de logística.

Portanto, se você está procurando dicas e exemplos de boas empresas no mercado, é o seu dia de sorte, pois com esse conteúdo certamente você encontrará a melhor opção para o seu negócio e não vai mai sofrer com problemas dentro da sua empresa.

Qual a importância da logística para as empresas?

Já imaginou uma empresa que sempre faltam produtos, fazem entregas atrasadas, não organizam bem o estoque e nem o que entra e sai na empresa? Você acha que existe alguma chance de durar mais de 1 ano no mercado dessa forma? Certamente não.

Como já foi citado, a exigência do consumidor e a evolução da concorrência está cada vez mais alta e cresce com uma rapidez maior do que em tempos antigos.

A logística é importante em diversos setores empresariais, como na organização do estoque, por exemplo.

É preciso saber quanto de cada produto a empresa deve comprar a cada mês, para que não sobre demais e também não falte nada no estoque. Ser calculista e estratégico nesse momento é fundamental, pois evita que a empresa tenha prejuízos.

Parece fácil manter o controle do estoque, mas não é. É preciso saber lidar com imprevistos de um produto ficar em alta do nada e entender que o consumo de cada produto pode variar de acordo com a época do ano.

Por exemplo, uma loja de roupas deve ter um estoque de casacos maior no inverno, certo? Pois a demanda para esse tipo de produto é muito maior nessa época.

Outra parte em que a logística deve ser importante é na hora de fazer a empresa reduzir o gasto na compra do estoque. Podemos exemplificar isso voltando ao exemplo da loja de roupas e os casacos.

Supondo que está chegando o inverno e todas as empresas precisam repor o estoque de casacos para vendê-lo. Nisso, a empresa entra em contato com a fábrica ou outra loja perguntando sobre os preços dos casacos para revendê-los. Nota-se que os preços estão mais altos que o normal, fazendo a empresa gastar mais do que deveria no estoque.

Mas é óbvio que o preço ia subir, a demanda pelo produto cresceu, pois estamos nas vésperas da estação mais fria do ano, é natural que isso aconteça.

O papel da logística nessa situação é fazer com que a empresa adiante o estoque o máximo possível enquanto os preços ainda estão baixos, evitando que a empresa faça o estoque muito tarde e gaste mais do que pode e deve, ou seja, muito mais vantagem, pois o lucro será bem maior.

Uma outra situação onde a logística tem papel fundamental é na armazenagem dos produtos. É preciso saber utilizar muito bem os espaços destinados aos materiais e produtos daquela empresa.

A logística de transporte também é crucial. Imagine uma empresa que atrasa entregas, não cumprindo com o prazo prometido ao cliente, essa empresa perde credibilidade na mesma hora!

Para evitar esse tipo de transtorno, é importante que os profissionais de logística organizem bem as cargas dos produtos que sairão de lá para entregas importantes.

Uma empresa sem boa logística é uma empresa desorganizada, por isso é tão importante esse tipo de serviço.

Quais são as empresas de maior destaque em logística?

empresas de maior destaque em logística

Claro que para fazer bonito, temos que se inspirar nos melhores! Confira as empresas que mais se destacam em logística e são verdadeiros sucessos no mercado internacional:

Amazon

A gigante da internet começou vendendo apenas livros, atualmente se expandiu e vende de tudo que você possa imaginar!

Porém, seu sucesso na logística nem sempre foi presente na empresa. Com o crescimento imprevisível e muito alto que a Amazon teve, por muito tempo sofreu com problemas de entrega de produtos, seu serviço de logística não era nada bom.

Até que seu fundador Jeff Bezos notou a necessidade de uma boa logística para a empresa e investiu muito alto nesse quesito, fazendo a empresa ser sucesso absoluto na área, crescer mais e se manter no topo.

Atualmente a Amazon é referência em logística, com entregas para o mundo todo obedecendo os prazos e garantindo que cheguem intactas ao cliente, um serviço exemplar de logística digno de aplausos.

Unilever

Assim como a Amazon, a Unilever também já passou por problemas em sua logística por um tempo.

Isso até o momento em que foi analisar a fundo a situação e identificar o motivo da falta de êxito no quesito logística.

Após uma profunda análise, a multinacional investiu em Centros de Excelência para cada país do continente em que atuava, e passou a corrigir os erros de logística que cada um deles apresentava, visto que nem todos tinham a mesma necessidade.

Esse inteligente investimento garantiu o crescimento da empresa e sua estabilidade no mercado, que atualmente é exemplo em logística e faz um trabalho muito bem organizado tanto no Brasil quanto em muitos outros países da América.

Natura

Sucesso no país desde muito tempo, a maior empresa de cosméticos nacionais Natura é uma das maiores referências em boa logística em toda sua história.

A empresa sempre foi uma das mais confiáveis do mercado graças à sua boa organização, entregas no prazo e seu sucesso no mercado se deve muito a isso.

Além disso, a empresa não parou no tempo, pois nunca deixou de investir em serviços de ponta em armazenamento e distribuição.

Dicas para contratar uma boa empresa de logística

Claro que você que precisa melhorar a logística da sua empresa está em busca dessas dicas. Portanto, saiba o que deve ser feito na hora de contratar uma empresa de logística para seu negócio:

Procure uma empresa que passe confiança

Parece lógico, mas pode passar despercebido. Para contratar uma empresa de logística, analise bem antes, procure saber mais sobre os profissionais que atuam nela e só contrate se tiver segurança no serviço que for apresentado.

Procure uma empresa sólida do mercado, que seja referência na área.

É importante que a empresa tenha flexibilidade

Cada empresa possui uma necessidade diferente no setor da logística, certo? Procure por empresas que podem solucionar o que você mais precisa no momento.

Para isso, é importante que ela seja flexível para atender a qualquer necessidade que sua empresa apresenta ou pode apresentar no futuro.

Imagine que a empresa seja muito boa com organização de estoque, mas falha em segurança das cargas? Seria bem ruim.

Busque serviços de qualidade

Outra dica que parece um pouco óbvia, mas é muito importante. Digo isso porque no caso de empresas de logística é importante que você seja bem rigoroso nos critérios de avaliação.

Qualquer entrega atrasada ou pequeno serviço mal feito pode ter consequências graves e não podem ocorrer de jeito nenhum.

Afinal, se a empresa não cumpre nem com as obrigações dela, como vai auxiliar nos seus problemas?

Segurança é fundamental

A segurança de cargas é muito importante para o serviço da logística, principalmente aqui no Brasil onde os problemas de roubo são cada vez mais frequentes.

Porém, uma empresa de logística que não garante a segurança das suas cargas pode automaticamente ser descartada da sua lista.

Para isso, analise bem se a importância que a empresa dá para esse tipo de serviço antes de contratá-lo. Pergunte a quem já contou com o serviço delas, nunca deixe de se manter informado.

Esse foi nosso conteúdo sobre empresas de logística, as que melhor atuam no mercado nesse quesito e as melhores dicas para você que quer contratar alguma empresa para te ajudar nessa área.

Se você estava procurando dicas para essa área, pode confiar e seguir o que foi passado aqui, garanto que terá sucesso!

Gostou? Não se esqueça de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais!

Veja Também sobre Administração de Materiais

Rate this post

Deixe uma resposta

Fechar Painel