Dicas para melhorar a logística do seu e-commerce

5 anos ago · Updated 5 anos ago

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Um dos elementos mais importantes para a satisfação de quem compra online é receber sua encomenda de forma rápida e segura. Pensando nisso, quem trabalha com lojas virtuais precisa estar atento para oferecer uma boa experiência também nesse quesito, afinal, isso aumenta as chances da fidelização do cliente. Veja dicas para melhorar a logística do seu e-commerce e ter ainda mais vendas!

Table
  1. O primeiro passo é planejar
  2. Controle do estoque
  3. Pense nas trocas e devoluções
  4. Variedade e flexibilidade
  5. A importância do pós vendas
  6. Saia da teoria e entre em ação!

O primeiro passo é planejar

Muitos donos de lojas online não tem conhecimento de como ocorre o processo de distribuição de seus produtos, e isso faz toda a diferença, inclusive na hora de estabelecer um prazo de entrega. Não importa se você conta com uma empresa transportadora ou com os Correios para enviar seus produtos, é necessário ter conhecimento de qual “caminho” é feito entre seu comércio e o cliente.

Assim, comece com um planejamento detalhado, pensando em todos os aspectos que envolvem a atividade, desde o recebimento do pedido até a entrega para a companhia de entregas. Se você optar por uma transportadora, lembre-se de conferir se o serviço oferecido é mesmo confiável e ela é capaz de cumprir os prazos estabelecidos.

Controle do estoque

Tem coisa mais desagradável do que encontrar o produto ideal e aparecer o aviso de estoque indisponível na tela? Certamente, os clientes da sua loja online também não ficam satisfeitos com a situação e essa é uma das boas dicas para melhorar a logística de seu e-commerce.

Não adianta de nada perceber que um produto está esgotado para só então solicitá-lo. A melhor forma de evitar essa situação é ter um ótimo controle de estoque. O ideal é definir quais são os itens que mais saem na loja e trabalhar com uma “sobra” no estoque. Ou seja, se você vende roupas e percebe que uma calça jeans está chegando ao mínimo de 5 peças, já se prepare para produzir ou comprar mais de seu fornecedor.

Pense nas trocas e devoluções

Por mais que a gente saiba que nosso produto é bom, nem sempre o cliente se sente satisfeito, seja por ter mudado de ideia, por problemas no item ou na entrega. Pela lei brasileira, qualquer consumidor pode desistir de uma compra pelo prazo de 7 dias. E até mesmo essa logística deve ser bem pensada.

Uma dica para melhorar a logística do seu e-commerce começa dentro dele: crie uma área específica no site explicando como funciona a política de trocas e devoluções de sua loja, ou seja, quais são os critérios e os procedimentos que o cliente deve tomar. Seja bem claro e transparente.

Além disso, pense na logística reversa. Você pode falar com seus fornecedores de transportes para avaliar um processo reverso. Assim, você já fica preparado para quando esse tipo de pedido acontecer – e acredite, vai acontecer.

Variedade e flexibilidade

Por mais que você encontre um bom parceiro de entregas para seu e-commerce, é importante ter algumas “cartas na manga”. Afinal, nem sempre a transportadora que você costuma negociar vai poder te atender, especialmente em situações emergenciais.

Por isso, de tempos em tempos pesquise outros métodos de entrega e mantenha um bom contato com esses fornecedores. Isso também pode te levar a descobrir que, dependendo da região, uma transportadora oferece preço melhor que a outra. E economizar também é um item importante para quem quer ter um negócio sustentável.

A importância do pós vendas

Ter um pós vendas de qualidade também é fundamental para deixar o cliente satisfeito e com vontade de voltar a fazer negócio em sua plataforma. Mas o que o pós vendas tem a ver com a logística do e-commerce? Tudo!

Desde o atendimento em caso de trocas e devoluções, até a criação de benefícios para uma nova compra, tudo isso passa pelo pós vendas. Inclusive, mais uma das dicas para melhorar a logística do seu e-commerce, e consequentemente suas vendas, é incluir um cupom de desconto na entrega do produto.

Esse código promocional serve como um incentivo para o consumidor, enquanto o lojista tem em mãos uma ferramenta de uso prático. É possível determinar um prazo de validade (em termos de data ou de quantidade de uso) para cada voucher, assim como um valor. Algumas plataformas, os sites de cupons de desconto, também reúnem esses códigos promocionais, o que ajuda na divulgação da marca e das ofertas.

Saia da teoria e entre em ação!

Estudar, pesquisar e planejar é fundamental na montagem de qualquer estratégia de sucesso. Mas de nada vai adiantar para seu e-commerce se nenhuma dessas teorias entrar para o campo da ação.

Por isso, veja como essas dicas para melhorar a logística podem fazer a diferença na sua loja online e qual delas (ou todas) você vai escolher para aplicar. Por mais simples que pareçam, são dicas funcionais, que podem fazer uma verdadeira transformação que vai além do transporte e chega até o aumento das vendas e do lucro.

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