You are currently viewing O que é um endereço fiscal e as vantagens de ter em um escritório de coworking

O que é um endereço fiscal e as vantagens de ter em um escritório de coworking

Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas devem ter domicílio fiscal. Mas é possível que você duvide que alguém lhe pergunte: qual é o endereço fiscal? Sabemos o que é e qual a sua importância?  Quer queiramos ou não, a Administração Tributária deve ter um endereço fiscal. É para lá que chegarão as notificações do Tesouro e para onde nos enviarão qualquer documento ou exigência. Portanto, você deve saber mais sobre o endereço fiscal, aprender a diferenciá-lo dos outros endereços e, acima de tudo, saber quais opções você tem se for empresário, PME ou trabalhador autônomo., para tomar a melhor decisão. Te interessa? Pois bem, convidamos você a ler este artigo e esclarecer todas as suas dúvidas.

Domiciliação de pessoas físicas ou jurídicas

Em primeiro lugar, vamos esclarecer quais são os dois tipos de pessoas que a lei reconhece: pessoas físicas e pessoas jurídicas.

Pessoa singular ou física versus pessoa jurídica é uma distinção antiga no campo do direito que você certamente conhece. Mas você deve ser claro sobre os dois conceitos. Então, por precaução, vamos explicar as diferenças.

Caso alguém tenha dúvidas, a pessoa natural é um ser humano. Óbvio. É, segundo o código civil, “uma vez produzido todo o desprendimento do ventre materno” O importante aqui é saber que cada ser humano, pelo simples fato de ser humano, possui uma série de atributos e direitos, bem como obrigações. E entre seus atributos está o endereço .

E a pessoa jurídica? Bem, também é um assunto de lei. Mas, neste caso, não falamos mais de um indivíduo natural, mas de uma criação dos seres humanos. Uma pessoa jurídica pode ser uma organização, instituição ou empresa.

Uma pessoa natural é apenas um cidadão. Mas uma pessoa jurídica pode ser composta por uma ou mais pessoas físicas. Em todo caso, o certo é que também terá endereço fiscal.

Principais conteúdos sobre endereço fiscal em Ribeirão Preto:

Endereço Fiscal em Ribeirão Preto – Trendszone

Endereço fiscal em Ribeirão Preto – Dicas Blogger

 – Endereço Fiscal em Ribeirão Preto – Afiliados na Web

Endereço Fiscal em Ribeirão Preto – Gerenciando Blog

Diferenças entre sede, endereço fiscal e endereço comercial

Embora a pessoa seja apenas uma (física ou jurídica), seus endereços podem ser vários. Você quer saber as diferenças?

O verdadeiro endereço é aquele lugar onde vivemos ou onde temos a nossa residência habitual. Podemos ser aventureiros que estão constantemente em movimento ao redor do mundo, mas, a menos que sejamos nômades, estaremos sempre registrados em algum lugar. Esse é nosso endereço usual.

Outra coisa diferente é a sede social. Uma pessoa coletiva, como uma empresa, sempre tem uma sede social. É o local de onde a entidade é administrada ou administrada.

O endereço comercial é outra coisa. Muitas vezes a sede coincide, mas o importante é compreender a diferença entre às duas.  O endereço comercial  é o local físico onde o profissional recebe os clientes. Para que possamos nos entender, se você tiver cartões de visita, você colocará o endereço comercial neles. E as cartas comerciais também chegarão a esse endereço.

E outro tipo é o domicílio fiscal. O que mais nos interessa neste artigo. É, como já dissemos acima, onde uma pessoa, física ou jurídica, recebe notificações da Administração Tributária.

Todos os endereços podem estar no mesmo lugar? Sim, uma pessoa pode ser autônoma e ter sua residência, seu endereço fiscal e, caso possua empresa, seu endereço registrado e comercial no mesmo local. Mas esta é a melhor coisa a fazer? A seguir, daremos algumas pistas.

“Saia de sua casa”, seu local de trabalho

Para muitas pessoas físicas, o domicílio pessoal também corresponde ao domicílio fiscal e à sede da empresa. Em outras palavras, todos eles estão localizados na mesma direção. Legalmente, isso não é um problema.

Mas, o que acontece se uma pessoa que exerce atividade económica por conta própria (autônomo ou autônomo) preferir que o seu domicílio fiscal seja diferente do seu domicílio pessoal? Pois é, simplesmente, e é o mais recomendado, que você localize seu endereço fiscal em outro lugar, por exemplo em um coworking . É o que, hoje em dia, está cada vez mais frequente e confortável. Se você decidir separar as atividades pessoais das profissionais, estabelecer seu endereço fiscal em um espaço de trabalho compartilhado ou centro de negócios seria a opção mais recomendada. Você só precisa incluir esse endereço fiscal ao se registrar.

Muitas pessoas que trabalham por conta própria contratam serviços de escritório virtual nestes tipos de centros, onde podem usufruir de serviços de domiciliação fiscal, recepção de correio, atendimento telefónico, visitas a clientes ou utilização de escritórios.

Vantagens de ter um endereço fiscal em um coworking

São muitas as vantagens de ter um endereço fiscal em um coworking. O mais importante é que você pare de misturar sua vida profissional com sua vida pessoal . Assim, sua correspondência comercial não se confundirá com contas e correspondências de sua própria casa. Além disso, ter um endereço comercial no coração financeiro da cidade  melhora a percepção que os clientes podem ter da sua empresa, pois projeta uma imagem mais profissional do que ter um endereço residencial. 

Por outro lado, poderá contratar alguns dos serviços que um Escritório Virtual oferece e que lhe permitirão poupar muitas horas de gestão e dedicação a tarefas que pouco acrescentam valor ao seu negócio (gestão de correspondência, telefonemas comerciais, visitas inesperadas .. .) e permitirá que você aumente sua produtividade no trabalho.

Além disso, existem também vantagens fiscais que você deve conhecer, como, por exemplo, contabilizar as despesas de aluguel de um centro de coworking como despesas dedutíveis do IRPF.

Em suma, à vantagem que trabalhar em um coworking já oferece, deve-se acrescentar o fato de definir seu endereço fiscal em um ambiente profissional.

Deixe um comentário