Manutenção preventiva em máquinas e equipamentos: problemas que podem ser evitados
5 anos ago · Updated 5 anos ago
Seu processo está a mil, o cronograma saindo como esperado, fornecedores pontuais e clientes satisfeito. Tudo de acordo com o planejado, mas uma pequena válvula para de funcionar e, por causa dessa pequena peça, sua produção inteira precisa parar.
Parece uma situação um tanto quanto dramática, entretanto, ela é mais real do que se imagina. Uma falha em alguma peça do maquinário da sua empresa, por mais pequena que seja, pode trazer grandes consequências. Máquinas e funcionários parados, produção atrasada e lucros afetados. Tudo isso pode ser o maior pesadelo de um gestor, porém é algo que pode ser evitado.
Manter uma rotina de manutenção preventiva em sua empresa é essencial para evitar muitos problemas. Abaixo listamos algumas consequências que podem afetar a vida do seu negócio e que poderiam ser evitados com manutenções constantes.
Redução da vida útil
Imagine que ao varrer a sala de sua casa, ao invés de recolher a sujeira, você a joga para debaixo do tapete. Isso acontece no primeiro dia, no segundo, no terceiro... E lá pelo décimo dia você tem uma montanha de sujeira que vai ser muito mais complicada de limpar. O mesmo acontece com as máquinas. Ao não passar por manutenções preventivas, os defeitos poderão se tornar visíveis somente quando todo o funcionamento já estiver comprometido. E o resultado? Uma manutenção corretiva mais difícil ou até mesmo impossível.
Falta de qualidade do produto final
Quando uma máquina está com defeito, mesmo que pequeno, o seu produto final sofre consequências. Afinal, um resultado de qualidade passar por um processo de excelência. Além da necessidade de refazer os produtos, isso, também, pode afetar a reputação do seu negócio.
Aumento do risco à segurança
Trabalhar na indústria requer muitas medidas de segurança. Entre elas, o bom funcionamento das máquinas. A falta de manutenção coloca em risco a segurança e bem-estar dos funcionários. Equipamentos com problemas podem sofrer sobrecargas elétricas, soltar peças, e até mesmo explodir enquanto estiverem em uso. Sem falar em possíveis problemas com a fiscalização, que acarretarão em mais custos.
Transtornos com máquina parada e redução da produtividade
Máquina parada não produz. Isso resulta em ociosidade dos funcionários, redução na produtividade, pedidos atrasados e prejuízo nos lucros.
Aumento de custos
Diferentemente do que se pensa, não fazer manutenção preventiva acaba saindo mais caro do que realizá-la periodicamente. Pois, dessa forma, o valor de uma manutenção corretiva, geralmente, acaba tendo um custo mais elevado e que não estava programado.
Devido a todos esses motivos, manter a manutenção preventiva em dia em sua empresa é essencial. Além de colocar a segurança dos seus funcionários e do seu patrimônio em primeiro lugar, você evita gastos desnecessários e que, ainda, podem gerar prejuízos ao seu negócio.
Se você quiser conhecer outros artigos semelhantes a Manutenção preventiva em máquinas e equipamentos: problemas que podem ser evitados, você pode visitar a categoria Dicas Para Empresas.
Deixe um comentário