Os Vários Tipos De Logística E Sua Importância Profissional

Os Vários Tipos De Logística E Sua Importância Profissional

Em todo Brasil, a gestão Logística tem se mostrado um dos pontos mais importantes de uma empresa, já que nenhuma delas fica em pé, se não tiver uma frota de veículos organizados e bem aparelhados, que entreguem e recebam produtos para clientes e fornecedores.

No Brasil, o Transporte Rodoviário corresponde em 60% de todas as entregas e beneficiamento de itens básicos na maior parte dos estabelecimentos do país. Além disso, entregas de bens como produtos comprado por e-commerce, também estão contados nesses números e por isso, vemos a importância da Logística de Transportes em todos os setores empresariais do país.

Neste artigo, iremos conhecer os tipos de Logística e sua importância profissional para as empresas e como funciona a gestão organizacional para que as entregas sejam feitas sempre no prazo e com qualidade total.

Logística De Produção

Uma das partes importantes da Logística, a área de Logística de Produção administra os materiais e coordena os processos de fabricação. Em construções, essa área da Logística gerencia os materiais a serem usados na obra.

Ou seja, é a área logística que analisa a demanda e define qual a produção necessária para atende-la. Existem vários tipos de logísticas produtivas, dentro da Logística de Produção:

  • Produtos Padronizados- São aqueles que são feitos em grande escala para grandes demandas;
  • Produtos Contínuos- São processos uniformes de produção, onde os produtos são interdependentes e automatizados. São produtos que exigem grandes investimentos e praticamente não possuem intervenção humana e quando existe é muito pequena;
  • Produtos sob medida- São aqueles produzidos de acordo com o pedido específico de clientes e normalmente fogem a qualquer padronização.
  • Produtos em lote- O processo em lote atende diferentes tipos de clientes e seguem uma produção flexível e quase como os sob medida, porém com demanda maior.

Além desses, existem outros como Produtos por projetos e Processos em massa, que se assemelham muito com os processos sob medida e em lote.

Logística De Abastecimento

Logística De Abastecimento

Logística de Abastecimento é o gerenciamento de produtos que servirão ou como matéria prima da empresa/indústria ou para venda. Ou seja, a Logística de Abastecimento é quem trás os produtos e matéria prima de uma indústria para outra empresa. Por exemplo, uma indústria de laticínios que fornece leite e derivados para supermercados e grandes atacadistas.

A Logística de Abastecimento tem por responsabilidade, além do armazenamento e transporte, a redução de custos logísticos nos projetos, buscando melhor otimização de todo sistema. Segue um sistema bastante complexo e cuidadoso, que envolve o transporte correto e seguro de produtos aos centros de distribuição para os consumidores finais.

Logística De Distribuição

A Logística de Distribuição é como o material que está armazenado, seja ele matéria prima ou para venda é distribuído. Neste setor, além da distribuição é responsabilidade a análise de estoque, a movimentação dos produtos e como é feito o armazenamento deles.

A Logística de Distribuição em geral é o tipo mais próximo do consumidor final, ou seja, é ela a responsável em fazer entregas no domicílio e em empresas. Por ser o último elo entre indústria e cliente, é fundamental que seja eficiente o serviço prestado por este setor, evitando reclamações e problemas com consumidores, sendo o setor que mais sofre situações de insatisfação desses clientes, em relação aos outros setores logísticos.

Logística Reversa

Também conhecida como Logística Inversa, é a área da Logística que resgata materiais e produtos dando o descarte correto ou reaproveitando. A Logística Reversa trabalha de várias maneiras distintas:

  • Realocando produtos novos, mas que o cliente rejeitou por algum motivo ao estoque;
  • Resgatando matéria prima;
  • Reintegrando e recuperando materiais e produtos usados;
  • Descartando produtos usados e quebrados em locais corretos.

Logística ReversaA Logística Reversa retira e realoca produtos novos que clientes rejeitaram. Segundo Código de Defesa do Consumidor, qualquer pessoa que compre produtos e não esteja satisfeito, pode devolvê-lo em até 7 dias corridos e ter a devolução do dinheiro. Todas empresas, em especial os e-commerce, precisam estar atentos a esta lei e estabelecer formas de resgatar produtos devolvidos, com a mesma eficiência do que os entrega.

Da mesma forma, a Logística Inversa também trabalha no resgate de matéria prima que ou não foi usada e não pode ser descartada em qualquer local ou deve ser devolvido a empresa que a forneceu. A recuperação de materiais e produtos usados, também é trabalho da Logística Inversa, que faz esse tipo de trabalho, mais comum em empresas de reciclagem por exemplo.

Já o descarte de produtos usados ou quebrados em locais corretos, é o descarte de produtos como computadores, geladeiras e televisores usados e pilhas, que não podem ser descartados em lixo comum ou em aterros. Nesse caso, a Logística Inversa trabalha de modo a auxiliar as empresas a fazerem o descarte correto e não sofrer multas do governo, cumprindo o Código de Defesa do Consumidor e também do Meio Ambiente.

5 (100%) 1 vote

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Painel