Seguro Automotivo: Quando É Vantajoso Ter Um Seguro Automotivo?

Seguro Automotivo: Quando É Vantajoso Ter Um Seguro Automotivo?

Contratar um seguro para seu carro é uma decisão muito importante, que deve ser minuciosamente estudada. Tudo vai depender do modelo do veículo e do quanto o proprietário está disposto a pagar por este serviço. Mas como saber quando é vantajoso ter um seguro automotivo? Se você tem essa dúvida então continuei lendo esse post.

Se o valor do seguro passar de 30% do valor do automóvel, em cerca de três anos compensa você comprar outro veículo. Dessa maneira, uma alternativa cabível seria fazer uma aplicação com esse valor e correr o risco de ficar sem o seguro. Em alguns casos, se você for fazer o cálculo, o seguro acaba saindo mais caro.

Importância e valor do veículo

Caso você precise ter um carro para facilitar a locomoção em seu dia a dia, mesmo que não queira contratar um seguro, é importante reconsiderar e recorrer a ele. A decisão da contratação deste serviço, vai garantir a segurança do seu bem, em casos de furto, batidas ou acidentes.

Mesmo que o preço do seguro automotivo seja um pouco acima do esperado, vale a pena investir se pensar nos futuros problemas a serem evitados.

seguro para caminhão

Custo x retorno do seguro automotivo 

Um seguro muito caro pode surpreender o proprietário, mas, muitas vezes pode acabar saindo mais barato, principalmente se o carro tem um valor aquisitivo extremamente alto. Para você saber como funciona e se realmente vale a pena, tenha em mente que um bom seguro precisa ter entre 10 e 15% o valor do veículo.

Mas se ele passa dos 20% é melhor pensar bem antes de recorrer à contratação do mesmo. Já as taxas que ultrapassam os 40% são extremamente inviáveis.

Mas se você resolveu não fazer o seguro automotivo porque acredita que as chances de roubo são mínimas ou porque o valor é muito alto, vale pensar em outros danos. Os riscos não se limitam apenas a perda do seu bem. É importante pensar se vale a pena adquirir um seguro de responsabilidade civil ou contra terceiros, ainda que ele não abranja a proteção integral.

Corretoras x seguradoras

As seguradoras se consistem em empresas que fazem a cobertura do veículo, ou seja, o proprietário paga o seguro e a empresa indeniza o cliente em caso de roubos. Já as corretoras são responsáveis por vender os seguros. Aqui no Brasil a utilização das corretoras é obrigatória e elas precisam ser autorizadas pela Superintendência de Seguros Privados. Se você deseja saber mais sobre a empresa que você está pensando em contratar, acesse o site da SUSEP e confira a lista das corretoras credenciadas, e com certeza encontrará uma próxima a sua região.

Economize no seu seguro 

O preço do seguro automotivo pode variar bastante de acordo com o modelo, endereço e equipamentos do veículo como um todo. Se você vai adquirir um carro novo, é importante que dê uma verificada nos valores dos serviços para o modelo que você deseja comprar. Principalmente se eles estiverem na lista dos carros mais roubados do país.

Uma alternativa, é colocar equipamentos de segurança no seu automóvel, como um rastreador por exemplo, essas ferramentas são capazes de baixar em até 10% o valor do seu seguro, e em casos de roubos auxiliar na localização do automóvel.

A localização da residência do proprietário também corresponde a 10% do valor total do seguro. Isso porque ela se relaciona com o índice de roubos de veículos em determinada região.

Fique ligado na quilometragem do seu veículo, quanto mais ele anda, mas ele pode apresentar problemas, e o seguro pode ficar mais caro. Por esse motivo, os carros antigos têm um orçamento de seguro bem mais elevado do que os modelos mais recentes. Isso por vários fatores que vão desde a dificuldade de encontrar peças para reparo, até mesmo à dificuldade do conserto.

Uma outra opção ainda é quitar todo o seu seguro. Fazer o pagamento à vista em muitos dos casos gera uma excelente economia. Vale muito a pena poupar ou reservar seu 13º salário para pagar o seguro de uma só vez. Mas se você precisar parcelar, fique atento ao preço final, se o mesmo for exorbitante, não compensa. Por isso o planejamento financeiro é imprescindível para que nada saia fora do controle.

Agora com essas informações você já sabe a importância de contratar um seguro automotivo! Não deixe de entrar em contato caso fique outras dúvidas em relação a essa contratação. Temos outros posts relacionados, que valem a pena ler também!

5 (100%) 1 vote

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Painel