Saiba a importância da embalagem na logística
Warehouse worker talking on the phone holding clipboard in a large warehouse

Saiba a importância da embalagem na logística

Poucos itens ou objetos têm a mesma importância da embalagem na logística de uma empresa. Isso porque ela está presente em todas as áreas e fases desse processo, tornando-se uma peça primordial na estratégia da empresa.

A embalagem na logística influencia na parte da produção, finalização, transporte, armazenamento, distribuição e venda do produto. Ou seja: a empresa que souber tirar o melhor dela, terá ótimos resultados.

No entanto, como é possível explorar a importância da embalagem na logística? Siga a leitura para descobrir!

A embalagem na logística está ligada com o desperdício de produtos

Você já parou para se perguntar por que nós embalamos os produtos? Pense na jornada de um pacote de pão de forma, por exemplo.

Se ele não tivesse a embalagem plástica, o que aconteceria com ele? Provavelmente acumularia muitos microrganismos e estaria estragado antes de chegar ao destino.

Mesmo em itens de grande porte, como lotes de produtos ou máquinas, a embalagem tem a função essencial de proteger a mercadoria. Por isso, ela pode assumir diversas formas e ser feita de vários materiais: plástico, madeira, papelão e outros.

Portanto, o uso da embalagem correta na logística ajuda a empresa a ter menos desperdício nos seus produtos ou materiais comprados. O impacto disso pode ser sentido de maneira direta ou indireta, desde as perdas financeiras causadas pelo desperdício até a qualidade superior de um produto bem embalado.

Por isso, é essencial planejar a embalagem ideal para o produto transportado, de modo a garantir a sua segurança. Para alguns, o ideal é optar por uma cobertura bem robusta e capaz de absorver muito dano, uma vez que o produto interno é muito sensível.

Já para outros, o custo de uma embalagem ultra resistente seria muito caro, fazendo mais sentido optar por uma opção mais barata. E por falar nisso…

A embalagem afeta no custo da logística

Muitas empresas investem em soluções tecnológicas para conseguir diminuir ao máximo o custo da sua logística. Afinal, ela não traz lucros e só acumula gastos.

Uma das maneiras de tentar economizar na logística é ao utilizar boas embalagens. A primeira forma com a qual a embalagem ajuda a diminuir os custos é, claro, ao evitar desperdícios de produtos, como já visto.

No entanto, ela também causa impacto em vários tipos de outros custos dentro da logística da empresa.

Por exemplo, o peso da embalagem encarece o frete tanto na distribuição do produto, quanto na venda para o consumidor. Afinal, uma máquina embalada em uma caixa de madeira pesa muito mais do que uma embalada em papelão e isso impacta no tipo de transporte e cuidado com ela.

O tipo de embalagem também afeta os custos de armazenamento do produto. Por exemplo, uma embalagem de papelão não pode ir a qualquer armazém pelo risco de ser facilmente rompida ou molhada.

Todas essas preocupações influenciam os custos da empresa e a escolha da embalagem certa pode tornar uma operação mais ou menos enxuta.

A embalagem afeta na parte prática do trabalho de distribuição

Muitos gestores não pensam nisso, mas deveriam se quiserem ter maior produtividade na sua logística. Afinal, o tipo de embalagem afeta diretamente a parte prática do trabalho de distribuição.

Uma máquina que esteja protegida por uma embalagem de madeira, por exemplo, é muito mais pesada do que a mesma máquina embalada em plástico e com isopor de proteção.

Isso significa que o manuseio da primeira é bem mais complicado que o da segunda. Logo, leva mais tempo, exige mais funcionários ou máquinas para isso.

No entanto, a embalagem de madeira absorve mais danos e deixa o produto mais bem protegido.

Por isso, os gestores precisam levar em consideração os prós e contras de cada material e como eles vão afetar a qualidade do produto, mas também o trabalho de distribuição.

A embalagem tem impacto direto na produtividade da empresa

Normalmente, a maioria das pessoas pensa no impacto da embalagem na logística apenas em termos da proteção ao produto. No entanto, existe muito mais envolvendo uma embalagem.

Por exemplo, o tempo que se leva para criá-la e finalizar a mercadoria na linha de produção. Quanto mais complexa e difícil de montar ela for, menos produtiva é a empresa. O contrário é verdadeiro: quando mais simples e rápida a embalagem, mais produtiva é a empresa.

É por isso que tantas indústrias começaram a usar a embaladora automática, uma máquina que ajuda a embalar mais rapidamente os produtos.

Trata-se de uma opção de automação industrial que tem feito as fábricas ficarem mais produtivas e apresentarem melhores resultados e níveis de produção.

Como deu para ver, a importância da embalagem na logística é enorme. Ela não afeta só o produto, mas toda a cadeia de distribuição da empresa, impactando os seus custos, facilidade de manuseio e muito mais.

Gostou de aprender mais sobre o assunto? Então não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião!

Deixe uma resposta