Por que devo fazer o balanceamento do meu carro?

Por que devo fazer o balanceamento do meu carro?

Saiba a importância de se fazer a manutenção desse componente em seu carro

A manutenção é um item obrigatório de quem quer dirigir com segurança e tranquilidade. Sob o olhar de um mecânico seremos livrados de danos que podem acontecer, caso não se faça ajustes e reparos necessários em nosso veículo. Um desses consertos é o balanceamento, neste artigo você poderá ficar atento a esse elemento do seu carro.

Pense que seu veículo está sendo sustentado por cabos, se algum desses cabos mudarem a rota de sua ação, seu carro irá perder o equilíbrio e ficará mais pendente para um lado. Na mecânica os cabos são na verdade as rodas de seu veículo, o balanceamento irá alinhar e estabilizar seus movimentos, conferindo o equilíbrio de seu automóvel.

Fazendo parte de outros itens como a suspensão e alinhamento, eles serão os membros que lhe ajudarão a resistir e amortecer os impactos das rodas com o solo, dando sustentação e leveza para quem dirige.

Um carro que não conta com o balanceamento em dia perde seu desempenho e começa a aparentar a trepidação do volante. Isso ocorre, pois, os movimentos de rotação e translação do pneu estão desbalanceados, então a roda oscila de um lado para o outro.

Um balanceamento feito corretamente irá garantir segurança ao dirigir um automóvel, pois ele terá estabilidade para trafegar em diferentes vias, prejudicadas ou não, como é o caso de uma S10 em Curitiba, pois sendo um veículo que necessita de maior firmeza, por ser mais pesado que os demais, ele terá que passar por uma boa manutenção periódica.

Perigos de um carro sem balanceamento

O primeiro sinal que o carro necessita de uma ida ao mecânico é o desconforto que o condutor terá ao conduzir, pois um carro sem balanceamento não terá a estabilidade necessária para o comando do volante, podendo causar até acidentes caso o motorista não se atente.

Se você tem um Celta em Curitiba e notar a dificuldade em manter a trajetória do veículo, saiba que isso pode prejudicar seus comandos necessários, como ao fazer uma curva acentuada, o carro pode perder o controle e vir a sair da pista ou bater em outros automóveis.

Outro fator importante, é o desgaste que a falta de equilíbrio causa aos pneus, diminuindo assim a sua vida útil e exigindo que alguma das rodas tenham uma sobrecarga. Há que se atentar também para os outros componentes que ficarão em déficit, como amortecedores, terminais de direção e rolamentos.

Como é feito

Este é um procedimento feito pelo mecânico, para que haja maior segurança em sua condução. Através de uma revisão ele irá poder acusar quais problemas estão tirando a constância de seu automóvel.

O balanceamento irá direcionar as rodas, quando tortas, para o ângulo correto. O procedimento pode ser feito de duas formas, o balanceador de coluna, onde é preciso que se retire as rodas do carro, ou usando um balanceador local, nesse método não é preciso fazer a retirada dos pneus.

Feita a constatação de onde deve ser balanceado, são colocados chumbinhos nas partes gastas da roda, garantindo assim, o retorno da estabilidade do veículo.

Quando se deve fazer

É recomendado que se faça um balanceamento a cada dez mil km rodados e toda vez que os pneus forem trocados. Do mesmo modo, deve ser realizado sempre que forem feitos reparos nas câmaras ou nas rodas, ou sempre que houver a substituição de itens do conjunto rodante, como as peças da suspensão, pastilhas de freios e rolamento da roda

Além dos sinais citados acima, como a trepidação do volante, é importante reparar outros sintomas que o carro apresenta ao necessitar de uma ida ao mecânico. Se você tem costume de passar por ruas esburacadas constantemente, é necessário que essa regulagem seja feita periodicamente, pois os impactos tendem a desregular o balanço do veículo e diminuir o seu equilíbrio.

 Outro alerta de um veículo sem balanceamento, é quando se verifica um desgaste excessivo dos pneus. Por haver a falta de harmonia, pode ser que um pneu esteja sendo sobrecarregado. Ir ao mecânico pode significar economia, já que ao invés de fazer a troca da roda, que não irá solucionar o defeito, será possível fazer um reparo na causa correta do problema.

Há um outro tipo de desbalanceamento chamado dinâmico, ele faz com que os pneus deixem sua rota normal e pendam para o lado, geralmente esse desnível aparece em uma velocidade acima de setenta km por hora, o que aumenta o risco de acidentes.

Alguns fabricantes também estipulam um prazo para se fazer o acompanhamento deste item, veja se no manual do proprietário de seu veículo possui essa especificação e faça de acordo com o tempo estipulado nele, já que isso pode ajudar em sua conservação.

Alinhamento

Feito um balanceamento de acordo com o que seu veículo necessita, é importante conferir se os pneus estão alinhados corretamente. O alinhamento irá ajustar os ângulos das rodas, deixando-as paralelas entre si e perpendiculares ao solo.

Se você sentir que a direção tende a pender mais para um lado do que para outro quando você a solta, vá atrás de uma revisão, pois pode ser que os pneus estejam desalinhados, causando essa sensação estranha para quem dirige.

O desalinhamento acontece quando o veículo passa por pistas que tenham grandes desníveis ou buracos, isso ocasiona o deslocamento de pontos fixos da suspensão, deixando de modo diferente do projetado.

A tecnologia já possibilita que se faça um alinhamento 3D, com ele é possível que se veja o ponto exato que causa o desequilíbrio dos ângulos da suspensão, para isso tem como base a suspensão projetada de acordo com o modelo de seu veículo.

Se você quer ver como anda o alinhamento de uma Hilux , antes de comprar, basta levar a um mecânico que já possua esse aparelho. Você poderá ter a exata noção se o veículo está alinhado corretamente de acordo com a padronagem que ele utiliza.

Gostou deste artigo, esclareceu suas dúvidas sobre a necessidade de fazer o balanceamento de seu veículo? Aproveite para compartilhar estas informações em suas redes sociais. Certamente, mais pessoas poderão se atentar a esse item de grande importância! 

Deixe uma resposta

Fechar Painel