As melhores estratégias logísticas para melhorar seu negócio

As melhores estratégias logísticas para melhorar seu negócio

A eficiência produtiva das empresas fazem toda diferença quando o assunto é entregar mais e melhor aos clientes. Ninguém gosta de ficar horas esperando um prato que nunca chega em um restaurante gran fino, assim como é péssimo ter que reclamar várias vezes por aquele presente online que não chegou.

A Logística é um fator importante que muitas empresas nem sempre levam a sério, mas acabam perdendo muito quando veem a concorrência despontar somente por que sua qualidade de entrega e organização é excelente.

Pra não ficar pra trás, confira algumas das melhores estratégias logísticas para melhorar seu negócio e faturar não só dinheiro mas clientes.

A importância da Logística em um negócio

A Logística é a base para o planejamento estratégico, pois um empresa com uma boa organização logística, tem mais chances de despontar frente a seus concorrentes, além de estimular o negócio e melhorar a rentabilidade.

Mas o que é Logística afinal? São técnicas e métodos que visam melhorar o fluxo de insumos e seu abastecimento, além da estocagem e movimentação das mercadorias. Todas os departamentos da empresa estão diretamente ligados ao setor logístico, mas os que mais dependem desse setor são os de finanças, comercial e de suprimentos, além do auxílio direto do setor de marketing.

Sistema de Gerenciamento compartilhado

Sistema de Gerenciamento

O Sistema de Gerenciamento Compartilhado é uma forma de gestão logística que visa compartilhar os dados de produtos com fornecedores, além de outros departamentos, garantindo assim a eficiência da entrega ou recebimento do mesmo na empresa.

Além disso, um bom Sistema de Gerenciamento Compartilhado ajuda a empresa a avaliar seus fornecedores, tendo uma base real do quanto são eficientes e os produtos de qualidade, além de melhorar as negociações e consequentemente oferecer melhores oportunidades aos clientes.

Esse tipo de gerenciamento utiliza compartilhamento na nuvem e que garante mais agilidade e menos erros e problemas de informação no percurso.

Combatendo o desperdício

Uma boa estratégia logística evita que desperdícios sejam feitos como a compra demasiada de produtos, que depois poderão ficar encalhados, até a falta daqueles que realmente são procurados.

Estratégias Logísticas bem desenhadas, faz os comparativos certos e tem menos chances de erro. Por exemplo, se quer avaliar um produto X e sua demanda, é só observar sua venda em um período de 1 ano e fazer uma média do quanto deve sair no momento atual.

Essa avaliação vale também para produtos sazonais, que devem ter uma atenção redobrada, já que são produtos de épocas específicas, portanto deve ser avaliado por um período mais longo e sempre na época de sua sazonalidade.

Invista em software de gestão de qualidade

Não basta ter uma boa equipe e departamentos bem alinhados, se o Software de gestão é ruim, complexo demais ou antiquado. É fundamental investir em um bom programa que seja único e completo, que abranja todas as áreas de forma consistente e de fácil comunicação, onde nenhum dado passe despercebido.

Muitas empresas subestimam essa parte, por achar que qualquer software medíocre pode resolver suas necessidades, mas se quer ter um sistema rápido, seguro e prático para gerenciar toda logística com sucesso, é essencial investir alto numa boa gestão de qualidade.

Aprenda um pouco mais sobre Logística

Você que deseja conhecer e se profissionalizar na área da Logística, hoje uma das áreas que mais crescem no Brasil, é importante se qualificar para conquistar as melhores oportunidades.

Faça cursos online de Logística e conheça áreas como Logística de Distribuição, Empresarial e muito mais, como capacitação total e certificado reconhecido em todo Brasil.

Acesse já o link e comece agora a mudar seu futuro profissional!

Deixe uma resposta

Fechar Painel