You are currently viewing Como trabalhar em Portugal: Guia definitivo e completo

Como trabalhar em Portugal: Guia definitivo e completo

Trabalhar em Portugal é um dos principais motivos que levam os brasileiros a imigrarem para o país de nossos ascendentes. A possibilidade em receber em Euros, com o atual câmbio tem sido preponderante nesta decisão.

De fato, Portugal tem sido um dos países mais escolhidos pelos brasileiros pela facilidade do idioma e boa relação entre os dois países.

Por isso, se você está pensando em trabalhar em Portugal, leia esse artigo com tudo o que você precisa saber para começar uma carreira no velho mundo.

Por que trabalhar em Portugal?

Umas das primeiras razões pelas quais brasileiros estão se mudando para Portugal é pela facilidade que o país oferece quando o assunto é trabalho e a excelente qualidade de vida que o país oferece.

Logicamente, só será permitido trabalhar em Portugal, a pessoa que estiver com seu visto de residência em dia.

É preciso visto para trabalhar em Portugal?

No caso, você somente não precisará de visto  para trabalhar em Portugal caso tenha cidadania portuguesa ou europeia, caso contrário, somente poderá trabalhar com o visto de residência de longa duração.

O governo português é muito rígido com as questões trabalhistas e, antes de qualquer coisa, deve regularizar sua situação de imigrante no país.

Qual o tipo de visto necessário para trabalhar em Portugal?

Para poder trabalhar em Portugal, você pode solicitar o visto de trabalho, o visto de empreendedor, o Startup Visa, Golden Visa ou mesmo o visto de estudante, mediante a autorização do SEF.

Todos esses vistos dão direito a trabalhar em Portugal, mas cada um deles tem seus pré-requisitos.

É possível trabalhar em Portugal sem visto?

Em todo caso, nenhuma empresa idônea irá te contratar sem visto de residência, caso alguém tenha lhe oferecido algo fora desta realidade, não se arrisque.

Por isso, partimos do princípio que não é possível trabalhar sem visto em Portugal.

Porém, sabemos que nem tudo funciona como manda a lei. Alguns lugares acabam contratando as pessoas sem visto, o que não oferece nenhum benefício.

Portanto, não seja vítima de exploração em nenhum lugar do mundo, pois, essas pessoas que se aproveitam da situação, sabem que ninguém irá denunciá-los, uma vez que estão ilegais.

Profissões com maiores demandas em Portugal

Algumas profissões são mais bem pagas que outras em qualquer parte do mundo e em Portugal não é diferente.

Porém, as profissões que mais se destacam em Portugal são: 

  • Tecnologia;
  • Marketing;
  • Medicina;
  • Direito;
  • Engenharia;
  • Turismo.

Nessas áreas é possível receber salários acima dos 1.000€ (aproximadamente). Há também vários profissionais em falta no país e que também ganham acima da média.

O que significa trabalhar em Portugal com recibo verde?

Ao trabalhar em Portugal, temos a possibilidade de conseguir um emprego com contrato ou então trabalhar com os chamados recibos verdes.

Quais as principais diferenças entre contrato e recibos verdes?

Com o contrato de trabalho, você é trabalhador por conta de outrem, e com os recibos verdes, você é trabalhador por conta própria.

Cuidado com os falsos recibos verdes

Essas diferenças que citamos sobre trabalhar em Portugal com contrato ou com recibos verdes muitas vezes são ignoradas por alguns empregadores.

Muitas empresas contratam trabalhadores a recibos verdes, mas os fazem cumprir as obrigações de trabalhadores a contrato, mesmo sem receber as regalias que um contrato assegura.

Exemplos de falsos recibos verdes são funcionários que trabalham seguindo um ou mais dos regimes citados abaixo:

  • Precisam cumprir horários e dias determinados;
  • Trabalham obrigatoriamente dentro do espaço da empresa;
  • São pagos com um valor exato por mês, independente do volume de trabalho;
  • Utiliza equipamentos e instrumentos de trabalho da empresa;
  • Desempenha cargos de chefia ou gerência.

Onde procurar um emprego em Portugal?

A forma mais pratica de encontrar vagas de emprego, é fazendo uma busca nos sites de emprego em Portugal:

Muitas pessoas que querem trabalhar em Portugal procuram oportunidades de emprego no Facebook.

Essa é uma boa ideia, pois existem grupos específicos com vagas de emprego para algumas cidades, como Porto e Lisboa.

Conclusão:

Existe sim emprego para brasileiros em Portugal, porém o mercado é competitivo e temos que ter competências e experiência para poder concorrer às vagas com todas as outras pessoas (de todas as nacionalidades).

Os empregos existem em todas as áreas, porém existem algumas em que é necessário validar o diploma em Portugal para exercer a profissão, como áreas da saúde, por exemplo.

Vele lembrar que o mercado é exigente, e é necessário, por exemplo, no mínimo saber falar inglês e espanhol para trabalhar em um bar ou restaurante.

E aí? Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário !!!

Deixe um comentário