Como tornar a contratação de funcionários mais atrativa?

Como tornar a contratação de funcionários mais atrativa?

Cada vez mais, as empresas precisam mudar a forma de como tornar as contratações mais atrativas. Afinal, a concorrência está até mesmo para recrutar novos e melhores talentos. Então, para te ajudar a renovar o seu quadro de funcionários, você precisa encher os olhos de quem está pensando em entrar para o seu time de colaboradores.

Outro ponto importante que você deve pensar é que a geração 2000 está tomando conta das cadeiras nas empresas, então você precisa oferecer oportunidades para que esses jovens possam fazer a diferença na sua empresa.

Para te ajudar a inovar nas contratações, ainda mais com esses jovens de mente aberta, separamos algumas dicas de empreendedorismo para você reformular a sua negociação na hora de contratar novos talentos. Vamos lá?

Horários flexíveis

Foi-se o tempo em que as pessoas querem trabalhar 40h dentro de uma empresa. Muito se fala no bem-estar dos funcionários para terem o máximo de performance para executar com excelência o seu trabalho.

Então, uma saída comum que todas as empresas adotaram é oferecer horários flexíveis para a sua equipe. Outras vão além e permitem até mesmo o home office. Ambas as alternativas fazem com que o seu colaborador seja autônomo e faça sua própria agenda, o que influencia a sua produtividade.

Mas claro que, tudo possui limites. Todos devem ser responsáveis, comprometidos com o trabalho e desempenhar suas funções com excelência, sem deixar a desejar.

Benefícios a oferecer

Uma empresa que não oferece vale-alimentação, para realizar compra em mercados; vale-refeição para restaurantes e lanchonetes ou vale-transporte, já são automaticamente descartadas pelos candidatos. Por isso que algumas empresas também oferecem plano saúde, dentista e cupons de desconto.

Tudo isso para atrair novos funcionários. Mas vale lembrar que para oferecer algum desses benefícios, você precisa analisar as finanças da sua empresa para ver o quanto você pode disponibilizar para os seus funcionários e em qual dessas categorias vão ajudá-los mais no dia a dia.

Uma outra dica de empreendedorismo é conversar com os seus atuais funcionários para ver quais desses benefícios eles preferem.

Ser uma empresa com compromisso social e ambiental

Cada vez mais, as pessoas tem se preocupado muito com questões sociais e ambientes. Nesse sentido, é primordial que sua empresa se posicione e se mostre preocupada, adotando práticas sustentáveis e até mesmo levantando alguma bandeira, apoiando projetos sociais e educacionais.

Fazendo isso, sua empresa vai se tornar ainda mais conhecida, tanto por pessoas que possam se interessar com suas ações e querer fazer parte da sua organização, ou se tornar um cliente fiel à marca.

Como reter novos e velhos talentos na empresa

Para fechar, separamos algumas dicas de empreendedorismo, que contribuem tanto para que as novas contratações sejam mais atrativa, como também te ajuda a reter os talentos que você já possui.

Foque na gestão de pessoas

Dentre todos os atrativos, esse daqui é o mais importante. Se você não tiver uma gestão de pessoas bem estruturada para escutar o que seus colaboradores têm a dizer, tudo pode ir por água abaixo.

Nenhuma empresa é perfeita, mas é negligente se não investe um tempo para melhorar as diretrizes nos processos e estratégias em todas as áreas do negócio. Se mostre como um líder responsável e que preza pelo bem-estar dos seus funcionários, porque são eles que fazem o seu negócio ser um sucesso ou um fracasso.

Invista em treinamento

Mais do que saber valorizar seus funcionários, do que investir em cursos e palestras para que eles possam adquirir conhecimento e crescer dentro da sua empresa. Uma pessoa motivada e que tem apoio para estudar, consegue trazer novas ideias e são mais produtivas.

Além disso, é importante estimular a troca de conhecimento entre os profissionais da sua empresa. Saiba qual o talento de cada um e incentive-o a compartilhar com os demais. Afinal, sempre é bom aprender coisas novas todos os dias.

Oportunidade de crescimento

Invista em planos de carreira para que os novos e velhos talentos da sua equipe possam conquistar cargos de liderança. Uma dica importante é antes mesmo de fechar contrato, perguntar para o novo funcionário, quais as expectativas dele na empresa e o que ele pretende alcançar.

Assim, fica mais fácil você oferecer o que ele quer, além de atrair o perfil de funcionário que você deseja ter na sua empresa.

Ambiente de trabalho amigável

Mais do que ter uma boa infra-estrutura, vá além e pense em espaços onde seus funcionários possam fazer suas refeições e descansarem. Outra coisa é ter uma cultura organizacional bem estruturada e manter a boa relação entre os membros da equipe.

Conclusão

Viu como pequenas mudanças podem ser um baita de um atrativo para recrutar novos talentos na sua empresa? Não se esqueça de verificar quais as necessidades atuais dos seus funcionários, para elaborar estratégias mais eficazes para os novos colaboradores que você vai contratar.

Deixe uma resposta

Fechar Painel