Oito razões pelas quais uma carreira em logística é a escolha certa para você

Oito razões pelas quais uma carreira em logística é a escolha certa para você

A logística é uma das áreas de carreira mais importantes do mundo. Sem o planejamento e distribuição de recursos, haveria escassez de alimentos e combustível e os bens / produtos deixariam de ser entregues no prazo (se houver). 

Cada empresa e cada indivíduo usa a logística. E se você está pensando em mudar de carreira, a área de logística tem muito a oferecer.

O trabalho de um logístico começa trazendo os suprimentos e as matérias-primas necessárias para o funcionamento de uma empresa ou organização. A logística de entrada é então usada em conjunto com a logística de saída para distribuir produtos ou serviços onde há demanda e uma cadeia de suprimentos é formada.

Curso de gratuito online de noções de Logística

Aqui estão os 8 principais motivos para considerar uma carreira em logística:

1. As carreiras em logística estão pagando mais do que nunca.

No ano passado, o salário médio de um caminhoneiro subiu 5% em comparação com a média nacional que era de 2%. Lembre-se de que há uma escassez de motoristas por aí, então, naturalmente, as melhores empresas tratarão seus funcionários com respeito e oferecerão recompensas e incentivos para mantê-los.

2. Estão disponíveis empregos em logística para pessoas de todos os níveis de educação.

Não se preocupe, a maioria dos trabalhos de logística não exige que você tenha um diploma! Os motoristas de caminhão, os trabalhadores do armazém e os operadores de empilhadeiras fazem parte da equipe de logística e são organizados e dirigidos por gerentes de nível médio e executivos de logística experientes. Você pode passar de um cargo de nível básico para o nível de Gerente de Distribuição ou de Armazém e até mesmo para o nível de Gerente se tiver inclinação para assumir responsabilidades e estiver disposto a aprender.

3. Oportunidades de avanço em logística são abundantes.

Como a logística tem tantas facetas e níveis, as oportunidades de avanço estão sempre disponíveis. E lembre-se, o setor de logística tende a promover talentos locais, em vez de contratar de fora. As promoções são comuns e os indivíduos mais inovadores e que trabalham duro podem avançar rapidamente. Todos nós sabemos que os dias de um ‘trabalho para a vida’ acabaram. Mas estamos seguindo uma carreira que pode durar mais de 40 anos, não necessariamente na mesma empresa (embora isso ainda aconteça em transportadores de pequeno porte), mas certamente dentro da mesma indústria, porque as pessoas sempre precisarão de alimentos e mercadorias entregues!

4. As carreiras de logística podem ser iniciadas em qualquer lugar.

Ao contrário de algumas carreiras que exigem que você se mude para uma área ou região específica, as carreiras em logística podem ser baseadas em qualquer lugar – desde o menor vilarejo com entregas locais porta a porta até a maior das cidades e em todos os lugares intermediários. Os pontos críticos da atividade logística estão freqüentemente concentrados em torno dos principais centros de distribuição, grandes portos marítimos onde o tráfego de contêineres é administrado ou onde rodovias e estradas principais se encontram e se separam umas das outras. Mas todos esses grandes centros normalmente distribuem produtos adiante, para centros de distribuição menores. Esses sites podem se concentrar na ‘última milha de entrega’, que em outras palavras, significa fazer entregas em lojas e cidades locais ou menores, por exemplo.

5. Carreiras em logística raramente são entediantes.

A palavra tédio não faz parte do vocabulário da maioria das pessoas com carreira em logística. A grande variedade de trabalho sempre mantém o trabalho interessante, e cruzamentos podem acontecer quando um elemento do comércio é lento, mas outro está agitado, por exemplo, na época do Natal. Varejistas, supermercados e empresas de distribuição estão perdendo o controle antes do Natal e do Ano Novo, enquanto as empresas de manufatura podem fechar ou reduzir a produção no período de festas. E pense no futuro e nos avanços técnicos que provavelmente se tornarão comuns. Quem sabe o que pode acontecer com caminhões autônomos ou pelotão – são apenas algumas coisas no horizonte para esperar.

6. As oportunidades para mulheres estão se expandindo em logística.

As carreiras de logística têm sido tradicionalmente ocupadas por homens, mas como a indústria não precisa mais de força física para operar e controlar veículos de mercadorias pesadas, caminhões, empilhadeiras e outras máquinas, as mulheres estão se tornando cada vez mais envolvidas em todos os níveis. Com boas habilidades de comunicação e habilidades organizacionais, muitas mulheres mais para cargos gerenciais em empresas de logística e departamentos de logística.

7. A logística é um trampolim para o campo dos negócios internacionais.

Muitas pessoas que começam uma carreira em logística descobrem que podem rapidamente ganhar experiência suficiente com negócios internacionais para desenvolver novas habilidades ou abrir novas oportunidades. Aprender um segundo idioma é muito mais fácil quando você está trabalhando com pessoas que falam esse idioma. Além disso, pode ser possível mudar para outros países temporária ou permanentemente.

8. Pessoas que trabalham em rede logística e constroem relacionamentos.

Você pode escolher ser um motorista solitário, vagando em um Veículo Articulado HGV Classe 1 / LGV C + E, encontrando-se ocasionalmente com outros motoristas em paradas de caminhões aconchegantes e simples. Ou você pode trabalhar em um centro de distribuição e estar em casa todas as noites, desenvolvendo boas relações de trabalho com colegas locais e colegas de trabalho. Esses bons contatos criam uma rede da qual você pode se beneficiar para progredir em sua carreira. 

Por que não aproveitar as oportunidades que uma carreira em logística pode oferecer a você – com orgulho do seu trabalho – você pode ajudar a manter a economia girando.

Deixe uma resposta