Automação industrial: entenda a importância

Automação industrial: entenda a importância

Rate this post

Saiba mais sobre a importância de ter um sistema de segurança eficiente na automação da sua empresa

Junto com o avanço da tecnologia, vieram os riscos associados a ela, e por esse motivo as empresas devem investir em soluções para a segurança no sistema de automação. Para que uma indústria garanta os benefícios da automação é preciso buscar ferramentas de proteção, como um software de segurança ou de monitoramento de rede.

Muitos problemas desses sistemas acontecem por falha humana no uso das aplicações e da rede, mas também podem ocorrer falhas em equipamentos, sistemas e aplicações. Os softwares citados acima realizam uma espécie de rastreamento das aplicações utilizadas e encontram as falhas de segurança, e a partir disso promovem uma correção desses problemas e evitam algo mais grave.

Segurança no sistema de automação industrial

As aplicações evoluíram. De arquiteturas fechadas e isoladas passaram a ser sistemas abertos, com conexão intranet para acesso a servidores corporativos, por exemplo. Essa facilidade na troca de dados e informações entre as máquinas também pode ser entrada para ataques de vírus cibernéticos.

Apesar de que o uso de pendrives, mp3, mp4, HD’s externos, cds, sd’s e outros dispositivos portáteis para transmissão de dados dentro da indústria seja comum atualmente, eles são uma das principais fontes de vírus nos computadores.

Por isso é importante conhecer ferramentas e de como aplicá-las para garantir a segurança na automação da sua indústria e evitar qualquer tipo de ameaça no seu sistema operacional, que podem atingir tanto os programas, aplicativos ou até mesmo software externos da sua empresa.

Como os profissionais trabalham nessa área

benefícios da automação industrial

Os técnicos de automação industrial são capacitados para utilizar as normas criadas pela ISA International Society of Automation) e pelo NIST (National Institute of Standards and Technology), que são práticas para minimizar as ameaças de ataques cibernéticos às redes de sistemas de controle.

Essas normas oferecem métodos para avaliação e auditoria de tecnologias de segurança cibernética, métodos e ferramentas para proteger os sistemas de controle de automação industrial contra invasões.

Os firewalls controlam o acesso lógico entre os hosts e redes, inspecionando o tráfego de rede contra os códigos maliciosos. Os computadores ligados às redes de automação são protegidos pela instalação de software antimalware.

Algumas empresas de grande porte criam um Centro de Operações de Segurança para as áreas onde há automação industrial. Cria-se uma infraestrutura de processos, ferramentas e profissionais capacitados para monitorar e resolver os problemas com as possíveis ameaças.

É preciso conhecer as ferramentas e ações necessárias para garantir a segurança das aplicações de automação e intensificar o contato com programas, aplicativos e softwares externos, como as mídias removíveis.

O uso de dispositivos portáteis para o transporte de dados, como pendrive, é comum no ambiente industrial. Por mais que sejam práticos, o risco de conduzir vírus para os computadores de automação é grande. Logo, é importante ter instalado nas máquinas um antivírus de qualidade ou desabilitar o Autorun, que nada mais é que um gerenciador para a execução automática de mídias removíveis.

 

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Painel