A importância de logística para seu negócio

A importância de logística para seu negócio

Grande parte das pessoas, ao empreenderem, esquecem da logística para o negócio e acabam focando apenas em outros aspectos, como por exemplo o financeiro. Entretanto, o tema é de extrema importância para que o empreendimento consiga alcançar o sucesso e economizar na hora de criar uma estratégia financeira adequada para a empresa. Essa logística é responsável por criar uma base para o planejamento estratégico de um empreendimento. É através dela que se extrai o diferencial de uma empresa, mantendo-se competitiva no mercado de transportes. A afirmação é ratificada por vários especialistas no assunto, que entendem que o planejamento logístico é essencial para que um negócio se destaque em relação aos outros.

Antes de adentrarmos nos aspectos mais profundos da logística, devemos ter em mente alguns conceitos simples a respeito dessa ferramenta. De forma simples, a logística consiste em métodos, técnicos, e conhecimentos que visam substanciar o abastecimento de mercadorias, insumos, movimentação e estocagem. Essas atividades estão dispersas em vários setores do empreendimento, reforçando ainda mais a importância do transporte, promovendo a integração dos setores da empresa e aprimorando o seu processo, dessa forma, sendo possível atingir metas e estimular o crescimento da empresa.

A importância da logística na economia

O ramo de transportes é bastante amplo e repercute por toda a economia. Em sentido amplo, a função da logística para negócio é fazer com que os produtos comprados pelos clientes sejam entregues de forma rápida e simplificada, melhorando o fluxo de informações e pedidos. 

Essa é uma das funções da logística para negócios. Quando compramos algo pela internet, é necessário que a empresa tenha conhecimento do tipo de produto adquirido, assim como as formas de transportar esse produto. 

Materiais químicos ou combustíveis são transportados de forma diferente dos demais, haja vista o risco inerente a essa atividade, ao lidar com substâncias altamente inflamáveis que podem colocar em risco a saúde não só da pessoa que está transportando a carga mas também de terceiros que estão próximos ao veículo. 

Além disso, existem diferentes burocracias para que sejam importados ou exportados esse tipo de produto, demandando dessa forma, uma logística para negócio mais apurada e que saiba lidar com as adversidades no transporte desse material. Portanto, existe essa interação entre os setores da empresa, sendo de extrema importância que haja um planejamento específico para tal.

Redução dos gastos

No dia a dia de uma empresa de transportes, é necessário que sejam desenvolvidos serviços cada vez mais eficientes, entretanto, mantendo sempre os preços desses serviços ao alcance do cliente. No mercado de transportes de mercadorias rodoviárias, é bastante comum que empresas contratantes deste serviço busquem por preços mais em conta, evitando assim, contratar transportadoras que cobram altos preços para realizar os serviços que outras cobram menos. 

De toda forma, é necessário que o lucro das empresas de transporte sejam mantidos, fazendo com que a empresa seja capaz de se auto sustentar e produzir cada vez mais riquezas, sem que haja um déficit entre o valor dos serviços prestados e a qualidade desses serviços.

A solução encontrada para essa problemática é a redução dos gastos com os custos operacionais. Para isso, é necessário identificar os segmentos em que pode haver um corte de gastos e a diminuição ou eliminação dos desperdícios. Ato contínuo, é necessário criar projetos que possibilitem a melhoria da empresa, como por exemplo a implantação de um sistema integrado de rotas, em conjunto com outras empresas, capazes de identificar e demarcar locais em que o trânsito esteja ruim, a qualidade do asfalto não seja tão boa, entre outros. 

Dessa forma, é capaz de criar uma rota que seja ideal para entregar mercadorias em menor tempo possível, atingindo além de uma economia de combustível, um maior aumento da produtividade. Esse planejamento da logística para negócio terá repercussão em todos os segmentos da empresa, promovendo uma ampliação no setor de infraestrutura dos transportes, melhorando o desempenho e criando estratégias que expandem a participação da empresa no mercado.

A importância da integração na empresa

Uma das formas mais simples de fomentar o crescimento da organização empresarial é através da integração de todos os departamentos. É necessário que haja o incentivo ao compartilhamento de informações, criando metas e reduzindo a burocracia. É comum que as empresas se dividem entre setores, cada um responsável por determinada tarefa, com foco apenas em suas atribuições. 

No entanto, quando esse sistema se torna mais integrado e esses setores trabalham em conjunto para cumprir todos os seus objetivos, a facilidade com que isso é alcançado se torna muito maior, realizando todos os projetos dentro do prazo estipulado. A criação de uma logística para negócios aplicada à integração dos setores empresariais irá favorecer o trabalho em equipe, realizando-o de forma proativa e positiva. 

A relação criada entre os fornecedores, parceiros e clientes também é agraciada com essas medidas, criando um relacionamento mais transparente e próximo. Assim, toda a cadeia de manutenção dos negócios da empresa se tornará mais eficiente.

Praticar atitudes sustentáveis

As rodovias do país são a forma mais utilizada para transporte de mercadorias atualmente. Embora existam outros meios mais eficazes, como a utilização de trem, esta ainda é um pouco negligenciada na cultura de transportes do Brasil. 

Devido ao grande número de veículos que percorrem as estradas diariamente, o número de gases emitidos na nossa atmosfera também cresce em níveis alarmantes. Isso ocorre graças à queima do combustível gerada por esses veículos, lançando gases poluentes que acabam por prejudicar a camada de ozônio do planeta e criar mudanças climáticas catastróficas, como algumas que já presenciamos ao longo do tempo. 

Dessa forma, exige-se uma postura diferente das empresas, de modo que, elas estejam conscientes do impacto que causam no ambiente e na vida social das pessoas, sendo necessário rever os processos de trabalho e buscar criar novas formas de transformar essa prática em um consumo consciente, por meio de tecnologias verdes, ou seja, tecnologias que favorecem a eliminação de resíduos que possam prejudicar o meio ambiente ou que reduzam o máximo possível a sua emissão. 

Algumas dessas práticas são: reduzir a queima de combustíveis; criar um sistema de reciclagem e reutilização de materiais; descartar corretamente os resíduos químicos; diminuir o desperdício; cumprir a legislação ambiental criada pelo Governo e Estados; consumir energia de forma consciente.

Adotando essas simples práticas diárias, a sua empresa já estará contribuindo para uma melhora nas condições climáticas do planeta, contribuindo para que deixemos um planeta melhor para as futuras gerações que estão por vir. Dessa forma, temos a importância do processo de logística dentro de uma empresa, onde suas práticas podem contribuir não só para o crescimento empresarial, mas também para uma melhora no mundo ao redor da empresa;

Deixe uma resposta