Hack em vendas: Perfil de vendedor na era digital

3 anos ago · Updated 10 meses ago

como fazer prospecção de clientes
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Um vendedor na era digital precisa unir o reconhecimento dos problemas do cliente, suas necessidades, as soluções e maneira adequada de tratá-lo, para alcançar o sucesso. 

Para se tornar um consultor das necessidades dos clientes é necessário acolher seus desejos e orientar eles de todos os modos, de forma a garantir maior satisfação e fidelizar o cliente. 

Ao decorrer do artigo estão expostos os principais pontos de venda online nos diversos meios. A compreensão desses passos é fundamental para se tornar um vendedor na era digital de sucesso. 

Para se adequar à era digital, tão recente para muitos, é necessário primeiramente estudar. 

Esse artigo é o ponto crucial nessa jornada, portanto continue a leitura e entenda como fazer prospecção de clientes de maneira assertiva para o seu nicho de mercado.

Table
  1. Vendas online em alta no Brasil, você sabe o por quê?
  2. A importância de ter um site para aumentar suas vendas
  3. Estratégias essenciais para aumentar as vendas online do seu site
    1. Explore os melhores canais de mídia social
    2. Vendas simples
    3. Vendas complexas
  4. 4 Dicas de vendedor para se adaptar na era digital
    1. 1 Conheça seus clientes
    2. 2 Não seja invasivo
    3. 3 Centralize seu atendimento
    4. 4 A pós-venda é importante!
  5. Conclusão

Vendas online em alta no Brasil, você sabe o por quê?

As vendas online no Brasil estão em crescimento alto e constante tanto em número de vendas como em quantidade de e-commerces, nos anos de 2019, 2020 e 2021. Parte disso é proveniente dos efeitos da pandemia. 

O descobrimento da internet como principal ferramenta de venda foi um marco e os diversos exemplos de sucesso despertaram o desejo de empreender virtualmente.

O vendedor, antigamente, era apenas um fornecedor de produtos novos (a exemplo de lojas de eletrodomésticos) ou usados (os chamados sebos culturais e/ou universitários) para o público que buscava um produto para uso próprio ou para revender. 

Hoje, o vendedor possui um perfil totalmente diferente, o qual deixou apenas de repassar um produto: tornou-se um vendedor na era digital, que precisa acompanhar todas essas mudanças.

A pandemia, no Brasil, fez com que muitas pessoas perdessem o medo de comprar online, e, combinado a isso, muitas outras pessoas sentiram a necessidade e o desejo de empreender. 

Com a perda dos empregos e o isolamento social, inclusive na hora de comprar, não somente surgiram novos empreendedores, como também os donos de lojas físicas passaram a aderir à venda online. 

A importância de ter um site para aumentar suas vendas

Ao ingressar nesse novo mercado, muitos empreendedores se espantaram com o grande alcance de sua loja: de repente, uma loja pequena começa a ser conhecida por muitas pessoas, de regiões totalmente diferentes, por todo o Brasil. 

Muitos empreendedores, ao entrar nesse novo ramo, aderiram a redes sociais e investiram em sites. Mas, afinal, vale a pena ter um site para sua loja?

Se o empreendedor deseja crescer, tornar sua marca conhecida e enviar produtos para todo o território brasileiro e até além dele, a resposta é sim, vale a pena ter um site.

Em primeiro momento, o site pode garantir mais segurança para todos aqueles novos compradores que ainda não conhecem a loja e se sentem inseguros para realizar compras virtuais.

Além da segurança, o site funciona vinte e quatro horas por dia, diferente das redes sociais que, para realizar uma compra, o cliente necessita entrar em contato com a loja e esperar pelo retorno do atendente. 

Assim, o site facilita a compra, diminui o índice de desistência por demora no atendimento e ainda poupa tempo do empreendedor.

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Estratégias essenciais para aumentar as vendas online do seu site

Independente do ramo do negócio, o objetivo final é atender as necessidades do cliente, para que, assim, o vendedor na era digital possa vender o seu produto. 

Porém, não basta apenas divulgar os produtos em sites. Para alcançar o sucesso online, é necessário seguir outras dicas. Veja abaixo:

  • Inicie com a busca por fornecedores de confiança e os investimentos que devem ser feitos;
  • O site deve ser totalmente acessível, conter informações essenciais, não ser lento e possuir imagens dos produtos em tamanho adequado;
  • Só deve ser prometido ao cliente o que pode ser cumprido, portanto, é necessário sempre expressar informações verdadeiras quanto ao estoque, frete, entre outros;
  • O produto deve ser entregue no menor prazo possível e embalado da melhor forma;
  • Anuncie em diferentes canais, como links patrocinados ou redes sociais;
  • O site deve ser seguro, para evitar que pessoas consigam utilizar dados dos cartões dos clientes, por exemplo.

Além de todas essas dicas, é importante que a gestão ocorra de maneira correta, de forma que o vendedor na era digital tenha lucro, mesmo com o investimento inicial alto. 

Também é importante oferecer outras formas de contato, para que o cliente entre em contato com o empreendedor sempre que necessário.

Explore os melhores canais de mídia social

Atualmente, há vários canais de mídia social para auxiliar nas vendas da loja e muitas dessas mídias possuem anúncios próprios para divulgar a loja e alcançar mais pessoas, que podem se tornar clientes. 

O Instagram, por exemplo, é líder de usuários ativos combinados a alta taxa de engajamento. O Instagram é uma rede social excelente para divulgação pela possibilidade de fazer posts patrocinados. Qual é o perfil de um vendedor na era digital?

Se o vendedor possui apenas foco em empurrar o produto e vender ele, da forma mais rápida possível, ele não possui um perfil ideal de vendedor na era digital. 

O vendedor de produtos online deve encontrar as necessidades do cliente e fornecer a melhoria de seus problemas, por meio da compra do produto. 

O mercado digital é completamente diferente do físico: é altamente competitivo, pois não necessita de uma estrutura física para existir. 

Além disso, como a sua loja pode ser facilmente encontrada, a loja do seu concorrente também pode. Assim, é necessário sempre se utilizar do bom atendimento e da conquista da confiança do cliente (pré e pós-venda). 

Por isso, o vendedor na era digital deve ser gentil e proativo.

Vendas simples

Existem vendas que acontecem de forma simples, as quais são feitas pela maioria das lojas, tanto físicas quanto virtuais. 

O cliente escolhe as peças, com a opção de não ter contato com os atendentes. 

É uma tendência das lojas virtuais. Raramente, ao comprar em um e-commerce, consultamos um dos vendedores. 

Apenas selecionamos os produtos desejados - e os indicados pelo nosso perfil de consumo - e depois finalizamos a compra. 

No caso de lojas virtuais com site especializado para venda, o cliente pode realizar a compra totalmente pelo site e entrar em contato com o atendente apenas quando houver necessidade. 

A crise econômica e a pandemia causaram essa dinamização nas vendas e, com a forte concorrência, quem vende de forma confiável e rápida se destaca nesse mercado. 

Vendas complexas

As vendas complexas são diferentes das simples devido ao tipo de produto ou serviço ofertado, geralmente são vendas demoradas pois exigem mais tempo durante a decisão, o que exige maior conhecimento do vendedor na era digital. 

Esse tipo de venda exige o contato entre o vendedor e o cliente de forma direta. Também exige mais jogo de cintura e formalidade do que a venda simples, pois a venda complexa pode exigir apresentação de propostas diferentes. Para facilitar a compreensão, pense na venda de uma casa: 

4 Dicas de vendedor para se adaptar na era digital

A venda online gera maior competitividade, é nela que o vendedor na era digital pode alcançar clientes novos e concorrer com empresas bem maiores, visto que o tamanho físico da empresa, a quantidade de vendas diárias e o quão sucedida ela é não precisa ser expresso. 

O maior alcance dessas empresas aos clientes e futuros clientes, gera renda e lucro ao empreendedor, a partir das vendas.

Para vender de forma totalmente digital é importante se fazer presente dentro das mídias sociais, independente de qual tenha sido os meios de comunicação e divulgação online escolhidos para isso. 

É importante conquistar o público alvo, que são clientes e futuros clientes, de forma a gerar uma conexão entre o vendedor e o cliente, e ter cuidado para não tentar fazer isso de forma invasiva, para isso, siga as dicas abaixo.

1 Conheça seus clientes

O primeiro passo para se tornar um vendedor na era digital de sucesso, é identificar o cliente ideal para o tipo de negócio e alcançar esses clientes de forma precisa. 

Ao conhecer o público ideal, é mais fácil criar conteúdo e divulgar os produtos de uma forma que chame a atenção do consumidor e os venda de maneira mais fácil.

Uma dica é criar um personagem que possua características fundamentais para representar seu público, assim fica mais fácil compreender e ensinar aos outros sócios sobre o cliente ideal. 

Esse personagem deve ter uma idade, interesses relacionados ao produto vendido, cargo, em quais meios sociais ele mais consome conteúdos, suas necessidades, entre outros.

Uma excelente estratégia é utilizar a Plataforma do CNPJ Biz para a prospecção de novos clientes ou fornecedores.

Por meio de nossos filtros avançados, você pode gerar leads qualificados para o seu nicho de mercado, e, portanto, conciliar estratégias específicas para o seu cliente ideal.

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2 Não seja invasivo

Às vezes o vendedor foca apenas em vender e, como foi mencionado anteriormente, nesse texto, o vendedor na era digital deve ser um consultor de vendas, que saiba as necessidades do cliente. Dessa forma, o sucesso nas vendas está diretamente ligado à abordagem correta ao consumidor.

Apesar de o objetivo principal do vendedor na era digital ser a venda, é importante que o marketing seja feito de maneira adequada, de forma a não se tornar invasivo para o cliente. 

Portanto, o vendedor na era digital deve criar conteúdos de valor, com informações que possam ser úteis para o consumidor, o que vai além da exposição de produtos.

3 Centralize seu atendimento

A maior queixa nas vendas online é o atendimento ruim ou não satisfatório, que não atende as necessidades do cliente de maneira correta. 

O atendimento, principalmente online, deve focar na rapidez, atenção e comprometimento, para que o cliente se sinta acolhido e possa voltar sempre que desejar ou precisar.

O atendimento pode ser feito pelo sócio, por algum vendedor específico ou por um grupo de vendedores que constituem a empresa. 

Diante disso, uma dica extra é escolher, caso seja possível, o vendedor de maior atenção e que possui maior feedback positivo entre os clientes para que ele seja direcionado exclusivamente, ou nos momentos livres, para o atendimento ao cliente.

A inteligência artificial também pode ser usada para auxiliar nesse momento, de forma que não deve substituir o atendimento dos vendedores, pois é ele que torna a marca mais humanizada. 

Mensagens prontas ou a utilização de robôs para recepcionar o cliente no meio online ou até mesmo identificar e direcionar o cliente para o setor adequado é uma boa ajuda.

4 A pós-venda é importante!

O período após a venda, que acontece a partir das vendas de produtos com o uso da divulgação correta, é um momento importante no processo de fidelização do cliente e, muitas vezes, os empreendedores e vendedores não dão a importância necessária para esse momento. 

Além do atendimento, o vendedor na era digital deve continuar na criação de conteúdo para o cliente nas mídias sociais.

Como o principal objetivo do vendedor é fidelizar o seu cliente, é importante mostrar que se importa com ele e provar isso com demonstrações de interesse nas opiniões deles. 

Também é recomendado oferecer descontos para clientes, ou condições que ofereçam um tratamento especial, como cartões de fidelidade, por exemplo.

Ao fidelizar o cliente, ele se torna um divulgador da marca, de forma indireta, quando usa alguma peça ou expõe em sua casa, por exemplo, ou até de forma direta, ao postar em suas redes sociais, contar a amigos sobre a loja, etc. 

Assim, pode ser mais fácil manter os clientes antigos do que captar novos, pois a satisfação ou insatisfação desses pode ajudar no sucesso ou fracasso da loja. 

Uma excelente dica para fidelizar clientes é através do e-mail. Entenda como fazer email marketing html, clicando no link.

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Conclusão

Tornar-se um vendedor na era digital pode ser mais simples do que parece, pois exige os conhecimentos de um vendedor físico junto a outros dentro das mídias digitais. 

Agora que você já sabe como funciona o trabalho de um vendedor na era digital, utilize as dicas para ampliar seu negócio. 

E não se esqueça de contar com o CNPJ Biz para gerar leads qualificados em sua prospecção de novos clientes.

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Bons negócios é o próximo artigo!

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FERNANDO VALE

Fernando Borges Vale é o autor por trás do blog Logística Total. Com uma sólida formação em Administração e um MBA em Logística Empresarial, Fernando possui um profundo conhecimento e experiência de 42 anos na área. Sua paixão pela logística e sua busca incessante por aprimoramento levaram-no a se tornar um especialista em otimização de processos e gerenciamento da cadeia de suprimentos.

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