Contagens cíclicas ABC
6 anos ago · Updated 6 anos ago
Contagens cíclicas ABC
Existem diferentes métodos de contagem cíclica, dependendo de como a classificação das referências é realizada e as frequências de contagem são atribuídas.
Um dos métodos mais simples é a classificação aleatória . Devido à sua simplicidade, ele pode ser instalado em armazéns que não possuem software sofisticado de gerenciamento de lojas, mas com menor eficiência. Outra alternativa simples é classificar as referências por categorias (por tipo de produto, ou por fabricante, etc.). Em armazéns onde as referências geralmente não mudam de localização, por exemplo, em armazéns com temperatura controlada, um zoneamento pode ser realizado .
Outras estratégias são contagens cíclicas com auditoria de localização , chamadas de contagem de ciclos de auditoria de localização em inglês. Nesse caso, o depósito é dividido de maneira lógica em áreas, que podem ser por corredores, por módulos de prateleiras ou por níveis, etc. A vantagem desse método é que, durante a contagem cíclica, ele é usado para verificar as ranhuras , verificando se as referências estão armazenadas corretamente nos locais das prateleiras atribuídas a elas.
Porem o sistema mais comum e que em geral é mais eficiente é a contagem cíclica com classificação ABC.
As contagens cíclicas ABC são baseadas em uma classificação de inventário ABC . Aplicando o princípio de Pareto ou a regra 80-20 , as referências são classificadas de acordo com seu valor de inventário ou frequência de uso, para que sejam organizadas em três categorias: A, B e C.
Referências categoria A serão contados com mais frequência, como uma vez por semana ou uma vez por mês (dependendo do número de referências para a gestão, recursos humanos, de valor econômico das ações, etc.). Os itens classificados na categoria B serão contados com uma frequência menor que a de A, por exemplo, uma vez a cada trimestre. Finalmente, as referências incluídas na categoria C serão contadas com menos frequência que as referências B, por exemplo duas vezes por ano.
Dessa forma, os recursos utilizados na contagem cíclica concentram-se nas mercadorias que têm maior impacto no negócio, seja por seu valor econômico ou por seus níveis de rotatividade.
O controle de estoque do futuro
À medida que as novas tecnologias evoluem, os controles de estoque dependem cada vez mais da Internet das coisas e se tornarão sistemas reais de inventário em tempo real. As técnicas de aprendizado de máquina permitirão que a inteligência artificial seja aplicada à classificação de referências e que tenham técnicas preditivas que aumentem ainda mais a precisão e a confiabilidade dos inventários.
Mas, junto com as tecnologias mais sofisticadas, ainda será necessário partir de um layout adequado do layout do armazém, usando os tipos de estantes de metal e sistemas de armazenamento mais adequados a cada tipo e nível de carga, níveis de rotação, etc. que permitem um ponto de partida eficiente para a intra logística de alto desempenho.
Se você quiser conhecer outros artigos semelhantes a Contagens cíclicas ABC, você pode visitar a categoria Diversos.
-
Pingback: Contagens cíclicas ABC – Logística Total
Deixe um comentário