10 dicas úteis para um motorista iniciante

10 dicas úteis para um motorista iniciante

Rate this post

Conheça estas dicas úteis para um motorista iniciante

Alguns motoristas mais experientes dizem que dirigir é fácil. O difícil mesmo, é ter que cuidar de quem está na pista ao lado, pois nem sempre o outro também segue as regras de trânsito. Neste artigo, vamos mostrar 10 dicas úteis para um motorista iniciante.

Conseguir tirar a tão sonhada e deseja CNH é realmente uma vitória para muitos, independente de gênero ou idade.

E para te ajudar a ter apenas sucesso no trânsito, vamos apresentar algumas dicas, que sem dúvida, vão te ajudar a ser um excelente motorista iniciante e que logo terá o completo domínio da direção.

Dicas para quem vai dirigir nas estradas

Uma coisa é dirigir pelas ruas da sua cidade, com o instrutor ao seu lado e em alguns casos, dizendo exatamente o que é preciso fazer.

Agora outra coisa, é dirigir sozinho ou mesmo acompanhado, por pessoas que estão confiando em você. Afinal, é o atual motorista.

Mas para você não passar por nenhum imprevisto ou ainda, por mais que aconteçam, você saiba como reagir, vamos agora conferir alguns pontos principais que você precisa ficar atento.

Use o retrovisor lateral

retrovisor lateral

O retrovisor não é apenas um acessório a mais no carro, é preciso utilizar corretamente para evitar acidentes.

Mesmo com o retrovisor interno, muitas vezes não é possível ter a visão clara e total do espaço em que você se encontra.

Por isso, para evitar acidentes com motociclistas ou ciclistas, lembre-se sempre de verificar o retrovisor lateral para conversões ou quando for mudar de pista.

Os pneus são importantes

Talvez você não saiba mas em alguns casos, acidentes são provocados pelo simples fato do pneu estar careca.

Quando o pneu chega a esta situação, pode estourar a qualquer momento e se o condutor, não conseguir manter o carro em linha reta, pode causar graves acidentes.

Para evitar que isso aconteça, verifique regularmente os pneus do veículo e realize a troca sempre que necessário em uma oficina ou loja de pneus.

Atenção é o ponto principal

Como falamos no início desse artigo, você não deve cuidar apenas do seu veículo, mas também, dos de veículos e pedestres que estão próximo a você.

É de grande importância que você consiga sempre manter a calma em qualquer situação e assim, consiga realizar os desvios e outras ações que serão necessárias, de acordo com cada caso.

Quando falamos em calma no trânsito, não é apenas ter paciência para chegar ao local que necessita, mas também, para virar em cada esquina, em cada sinaleiro que você chegar. Desse modo, pode ter certeza de que nenhum imprevisto irá acontecer.

Mantenha sempre os faróis acesos

De acordo com estudos realizados recentemente é possível diminuir acidentes em até 32%, mesmo durante o dia.

Ao contrário do que muitos motoristas acreditam, os faróis não devem ser utilizados apenas durante a noite e devem sim, ser utilizados também ao longo do dia.

Muitos condutores, não realizam essa tarefa pois acreditam que irá gastar a bateria mais rápida. Mas você pode escolher o que é mais importante para você: a economia da bateria, ou preservar a sua vida de um possível acidente.

É preciso relembrar alguns cuidados

Quando pensamos em um motorista iniciante, logo pensamos em alguém que acabou de sair da autoescola, quase como um profissional que acaba de se formar na faculdade e por isso, está com todos os conhecimentos ainda recentes em sua memória.

Mas não se engane e lembre-se sempre, cada vez que você entrar no carro e for dirigir, quais são os principais cuidados que você deve ter atenção.

Utilizar o cinto de segurança é o primeiro e mais básicos deles e mesmo que, seja algo batido inclusive em campanhas do Governo e outras, para os cuidados no trânsito ainda assim, existem pessoas que não utilizam o cinto de segurança ao entrarem no carro.

Leia o manual do usuário do veículo

É chato e cansativo? Pode até ser, se você não está acostumado a ler. Mas verificar o manual do veículo é de grande importância.

Não precisa ler o conteúdo completo de uma só vez, mas pegar alguns pontos estratégicos e mais importantes de cada vez, poderá fazer a diferença nos cuidados com o seu carro e também, na forma como você irá dirigir.

Dar a partida no ponto morto

Ponto morto ou ponto neutro, como também pode ser conhecido, é a forma como você precisa dar a partida no carro.

Especialmente quando estiver em locais fechados, é preciso dar a partida dessa forma, para evitar o deslocamento do veículo podendo ocasionar inclusive, acidentes com outros veículos, pessoas ou estruturas físicas.

Cuidado quando estiver chovendo

Dirigir em dias de chuva é sem dúvida um dos principais medos de motorista iniciantes. Mas para isso, vale relembrar um dos tópicos anteriores, é preciso calma e atenção.

Especialmente nos dias em que a chuva estiver forte procure dirigir com cautela e não acelerar, para sair logo da chuva forte.

Quando for frear e a pista estiver molhada, procure frear ligeiramente evitando assim freadas bruscas que podem fazer o carro deslizar.

Atenção para grandes veículos

Aqui está uma excelente dica, para quem está começando a dirigir. Fique atento não apenas ao carro que está logo à sua frente, mas também, aqueles que estão mais distantes e principalmente, quando são grandes como ônibus e caminhões.

Dependendo da estrada em que você estiver a visualização a longas distâncias pode não ser possível. Ficar de olho nos veículos maiores, poderá te proporcionar uma noção de qual é o melhor caminho que virá, podendo assim desviar de forma antecipada, veículos parados ou acidentes da estrada.

Cuidado em descidas

Tanto em descidas como em subidas, é preciso maior cuidado e atenção, para conseguir conduzir o carro em situações mais delicadas e não tão corriqueiras.

No caso das descidas procure deixar em marcha baixa e desça devagar. Você pode utilizar o freio para conseguir controlar a velocidade do veículo.

Com muita calma, paciência e claro, seguindo as dicas que você acabou de conferir, aos poucos você vai conseguir mais segurança e agilidade para conseguir enfrentar as diferentes situações vividas no transito.

Deixe uma resposta

Fechar Painel